O romance metaficcional de Erico Verissimo

Donizeth Aparecido dos Santos

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma abordagem da metaficção presente em alguns livros de Erico Verissimo, concentrando a análise, principalmente, no modo como o escritor desenvolveu a utilização do recurso metaficcional, iniciada em dois contos de Fantoches, passando por Caminhos cruzados até chegar à perfeição alcançada na trilogia O tempo e o vento, cujo final é uma bela metaficção em mise en abyme, duplicação repetida ad infinitum, pois as palavras que iniciam a trilogia são as mesmas que a concluem, de modo que o seu final remete imediatamente ao seu início. O artigo também apresenta uma reflexão sobre as possíveis influências recebidas por Erico Verissimo dos escritores Aldous Huxley e Marcel Proust, para a utilização e desenvolvimento do recurso metaficcional em seus romances.

Palavras-chave: Erico Verissimo; romance; metaficção; intertextualidade.

Abstract: This article discusses the metafictional aspects in some of Erico Verissimo’s books. Particular emphasis was given to the analysis of the metafiction usage within two short stories in Fantoches, at first, and then in Caminhos cruzados. Finally, and to the fullest effect, within the O tempo e o vento trilogy, whose ending is a perfect example of mise en abyme metafiction; that is, duplication repeated ad infinitum, since the trilogy’s first words are also the last. Thus, the end invokes the beginning. The article also presents a reflection on the possible influence writers such as Aldous Huxley and Marcel Proust could have exerted on Erico Verissimo with regard to the utilization and development of metafiction within his novels.

Keywords: Erico Verissimo; novel; metafiction; intertextuality.


Palavras-chave


Erico Verissimo; romance; metaficção; intertextualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, G. Da metaficção como agonia da identidade. Confraria, n. 17, nov.-dez. 2007. Disponível em: http://www.confrariadovento.com/revista/numero17/ensaio03.htm. Acesso em: 2 abr. 2017.

BORDINI, M. G. Criação literária em Erico Verissimo. Porto Alegre: L&PM, EdiPUCRS, 1995.

CANDIDO, A. A educação pela noite e outros ensaios. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, A. Brigada ligeira. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

CANDIDO, A. Erico Verissimo de trinta a setenta. In: CHAVES, F. L. (Org.). O contador de histórias: 40 anos de vida literária de Erico Verissimo. Porto Alegre: Globo, 1972. p. 40-51.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 8. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

CARPENTIER, A. Literatura e consciência política na América Latina. Tradução de M. J. Palmeirim. Lisboa: Dom Quixote, 1971.

CHAVES, F. L. O escritor e o seu tempo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.

FARIA, Z. Sobre a metaficção e outras estratégias narrativas em A Rainha dos Cárceres da Grécia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 11., 2008, São Paulo. Anais.... São Paulo: ABRALIC, 2008.

GIDE, A. Os moedeiros falsos. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

HUTCHEON, L. Narcissistic Narrative: The Metaficcional Paradox. 2. ed. New York: Metheun, 1984.

HUXLEY, A. Contraponto. Tradução de Erico Verissimo e Leonel Vallandro. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Tradução de Isidoro Blinkstein e José Paulo Paes. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1974.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

SAID, E. Representações do intelectual: as conferências de Reith de 1993. Tradução de Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SANTIAGO, S. A estrutura musical no romance. In: BORDINI, M. G. (Org.). Cadernos de pauta simples: Erico Verissimo e a crítica literária. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2005. p. 143-165.

SARTRE, J. P. Em defesa dos intelectuais. Tradução de Sérgio Góes de Paula. São Paulo: Ática, 1994.

VERISSIMO, E. Caminhos cruzados. 30. ed. São Paulo: Globo, 1995a.

VERISSIMO, E. Fantoches e outros bichos. 13. ed. São Paulo: Globo, 1995b.

VERISSIMO, E. Incidente em Antares. 25. ed. São Paulo: Globo, 1995c.

VERISSIMO, E. O arquipélago. 18. ed. São Paulo: Globo, 1995d. v. 1, 2 e 3.

VERISSIMO, E. O continente. 34. ed. São Paulo: Globo, 1995e. v. 1 e 2.

VERISSIMO, E. O resto é silêncio. 21. ed. São Paulo: Globo, 1995f.

VERISSIMO, E. O retrato. 18. ed. São Paulo: Globo, 1995g. v. 1 e 2.

VERISSIMO, E. Um lugar ao sol. 30. ed. São Paulo: Globo, 1995h.

ZILBERMAN, R. Da memória para a história. In: BORDINI, M. G.; ZILBERMAN, R. (Org.). O tempo e o vento: história, invenção e metamorfose. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 159-191.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.27.2.225-246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Donizeth Aparecido dos Santos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.