Entre cartas e textos: Cecília Meireles e seus diálogos transatlânticos

Karla Renata Mendes

Resumo


Resumo: Abordar a proximidade entre Cecília Meireles e Portugal é deparar-se com um complexo emaranhado de relações que passam pela herança familiar, por relações afetivas e também por relações literárias, evidenciadas em seus diálogos profícuos com escritores, artistas e personalidades lusitanas. Exemplo disso é sua intensa produção literária em revistas entre as décadas de 1930 e 1950, fato que revela o diálogo ceciliano com o Modernismo português. A presença da autora nessas publicações evidencia uma verdadeira teia de relações entre a poeta brasileira e escritores, editores e artistas portugueses. Cartas, bilhetes, fotografias e documentos variados, remetidos por Cecília aos amigos lusitanos, encontrados em bibliotecas e fundações portuguesas, ajudam a reconstruir essa proximidade, oferecendo pistas da participação da autora em tais publicações, textos inéditos e, mais do que isso, etapas de seu processo de criação. Através da presença da autora na revista Ocidente, por exemplo, e de cartas remetidas a amigos portugueses em virtude dessa colaboração, recuperam-se, no presente artigo, aspectos da idealização do livro Olhinhos de gato, a estreita relação de amizade com o casal português Eva Arruda e Diogo de Macedo, pintor a quem Cecília dedicou um texto restrito até hoje às páginas da Ocidente, além da concepção do poema “Pequeno oratório de Santa Clara”.

Palavras-chave: Cecília Meireles; Portugal; epistolografia; Ocidente.

Abstract:When one approaches the close connection between Cecilia Meireles and Portugal one may find a complex web of relationships that touch upon family heritage, affective relationships and also literary relationships, which are demonstrated by her fruitful dialogues with Lusitanian writers, artists and personalities. An example of this intricacy is Meireles’ intense literary production in magazines between the 1930s and the 1950s, which reveals her dialogue with Portuguese Modernism. The author’s presence in these publications demonstrates an actual web of relations between the Brazilian poet and Portuguese writers, editors and artists. Letters, notes, pictures and diverse documents sent by Cecilia to Lusitanian friends (documents that are now found in libraries and in Portuguese foundations) help to rebuild this proximity, offering clues about her participation in these publications, about her unpublished texts and, furthermore, about stages of her creation process. Through the author’s presence in the magazine Ocidente, for example, and through letters sent to Portuguese friends due to this collaboration, some aspects of the idealization of the book Olhinhos de gato, as well as the close friendship with the Portuguese couple Eva Arruda and Diogo de Macedo (painter to whom Cecilia dedicated a text published only in the Ocidente pages) and the conception of the poem “Pequeno oratório de Santa Clara” are recovered in this article.

Keywords: Cecília Meireles; Portugal; epistolography; Ocidente.


Palavras-chave


Cecília Meireles; Portugal; epistolografia; Ocidente.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, Armindo (Org.). Em louvor de Santa Clara. Braga: Montariol, 1954.

MEIRELES, Cecília. A lição do poema: cartas de Cecília Meireles a Armando Côrtes-Rodrigues. Organização de Celestino Sachet. Ponta Delgada: Instituto Cultural, 1998.

MEIRELES, Cecília. Meu amigo Diogo. Ocidente: Revista Portuguesa Mensal, v. LVI, n. 253, p. 283-289, maio 1959.

MOTA, Luísa. O canto repartido: Cecília Meireles e Portugal. Lisboa: INCM, 2012.

ROCHA, Clara. Revistas literárias do século XX em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985.

SANTOS, A. C. B. R. dos. Occidente: imagens e representações da Europa. 2009. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009. Disponível em . Acesso em: 22 fev. 2017.

VALUPI, Maria. Antologia poética. Organização de Ana Marques Gastão. Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.27.1.41-58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Karla Renata Mendes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.