Grande sertão: veredas em luz e sombra

Ivana Ferrante Rebello, Osmar Pereira Oliva

Resumo


Resumo: Este estudo lê o romance Grande sertão: veredas e as influências da arte pictórica na composição de sua narrativa. A partir dos registros do autor encontrados no material arquivado no Instituto de Estudos Brasileiros, e da apreciação de Guimarães Rosa pela pintura, apresentamos relações entre a narrativa de primeira pessoa e as variações de cor no romance. Esses jogos de luz e sombras nos ajudaram a ler a intricada dubiedade que rege a vida, a violência e a sexualidade de Riobaldo.

Palavras-chave: Grande sertão: veredas; luz e sombra; pintura; dúvida.

Abstract: This study reads the novel Grande Sertão: Veredas and the influences of the pictorial art in the composition of its narrative. From the author’s records, found in the material filed in the Instituto de Estudos Brasileiros (Institute of Brazilian Studies) and in Guimarães Rosa’s appreciation for painting, we present the relations between first-person narrative and color variations in the novel. Those plays on light and shadows helped us to read the intricate dubiousness that rules the life, violence and sexuality of Riobaldo.

Keywords: Grande Sertão: Veredas; light and shadow; painting; doubt.


Palavras-chave


Grande sertão: veredas; luz e sombra; pintura, dúvida.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III. São Paulo: Ed. Boitempo, 2008.

BADINTER, E. Um é o Outro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BADINTER, E. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: COUTINHO, Eduardo F. (Org.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, p. 294-309.

CAVALCANTE, Maria Neuma Barreto. Cadernetas de viagem: os caminhos da poesia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, v. 41, p. 235-247, 1996.

CUYP, Albert. Herdsmen Tending Cattle 1655/1660. [S.l.]: [s.n.], [entre 1655 e 1660]. Óleo sobre tela, 66 x 87,6 cm. (Andrew W. Mellon Collection). Disponível em: . Acesso em: 27 de novembro de 2018.

DORAIS, M. O erotismo masculino. São Paulo: Loyola, 1994a.

DORAIS, M. O homem desamparado. São Paulo: Loyola, 1994b.

ERIKSOHN, Jean-Michel. Literaturas e artes. In: BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Ives. (Org.). Compêndio de Literatura Comparada. Tradução de Maria do Rosário Monteiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. p. 262-282.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laoconnte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Tradução, introdução e notas de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1988.

LHOTE, Andre. Importance historique du paysage composé. In: ______. Traité du paysage. Paris: Floury, 1948. p. 58-79. (Coll. Ecrits d’Artistes).

NUNES, Benedito. O amor na obra de Guimarães Rosa. In: O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969.

PAULINO, Sibele; SOETHE, Paulo Astor. Artes visuais e paisagem em Guimarães Rosa. Revista Letras, Curitiba, n. 67, p. 41-53, set./dez. 2005.Disponível em: . Acesso: 15 de abril de 2018.

ROSA, João Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa. In: ______. Obras completas de João Guimarães Rosa. Entrevista concedida a Günter Lorenz. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 1.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

ROSENFIELD, Kathrin Holzermayr. Desenveredando Rosa. A obra de J. G. Rosa e outros ensaios rosianos. Rio de Janeiro: Topbooks, 2006.

ROSSET, Jean. Forme et signification. Paris: José Corti, 1995.

SPERBER, Suzi F. Guimarães Rosa: signo e sentimento. São Paulo: Ática, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.27.3.249-266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Ivana Ferrante Rebello, Osmar Pereira Oliva

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.