Comida, bebida e erotismo em “P I: Duas vezes com Helena” de Paulo Emílio Sales Gomes / Food, Drink and Eroticism in Paulo Emílio Sales Gomes’ “P I: Duas vezes com Helena”

Teodoro Rennó Assunção

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar o tema da “comida e bebida” no primeiro “conto” de Três mulheres de três PPPês de Paulo Emílio Sales Gomes, tema que é secundário e nunca inteiramente autônomo neste livro, mas que em “P I: Duas vezes com Helena” ganha um destaque quase gastronômico, devido à sua conexão tradicional com o erotismo. O seu segundo objetivo, que surge de algum modo a partir do primeiro, é tentar mostrar como o cinema e a crítica de cinema (ofício profissional de Paulo Emílio) estão presentes na armação das cenas do primeiro jantar e da estadia de Polydoro com Helena no chalé em Campos do Jordão, usando para tanto vários ensaios da própria crítica de cinema de Paulo Emílio.

Palavras-chave: comida; bebida; erotismo; “P I: Duas vezes com Helena”; Paulo Emílio Sales Gomes.

Abstract: This article aims to investigate the theme of food and drink in the first short story of Paulo Emílio Sales Gomes’ Três mulheres de três PPPês. Such theme is secondary and never entirely autonomous in this book, however, in “P I: Duas vezes com Helena” it is highlighted , given its traditional connection with eroticism. Its article second aim, which arises somehow from the first, is to try to show how the movies and its criticism (Paulo Emílio’s profession) are building elements of two specific scenes: the first dinner, and Polydoro and Helena’s stay at a Campos de Jordão cottage. In order to achieve such goal, this article relies on several Paulo Emílio’s movie criticism essays.

Keywords: food; drink; eroticism; “P I: Duas vezes com Helena”; Paulo Emílio Sales Gomes.


Palavras-chave


comida; bebida; erotismo; “P I: Duas vezes com Helena”; Paulo Emílio Sales Gomes; food; drink; eroticism.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUNÇÃO, T. R. O cômico popular em Três mulheres de três PPPês. In: ALMEIDA, T.; XAVIER, N. (org.). Paulo Emílio: legado crítico. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP/ Cinemateca Brasileira, 2017. p. 233-256. (Coleção Cinusp v. 10).

ASSUNÇÃO, T. R. Relações oblíquas com a pornochanchada em “P III: Duas vezes Ela” de Paulo Emílio Sales Gomes. Revista do CESP, Belo Horizonte, v. 28, n. 39, p. 177-203, jan.-jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.17851/2359-0076.28.39.177-203.

ASSUNÇÃO, T. R. Sátira contra violência urbana em Três mulheres de três PPPês de Paulo Emílio. In: LOPES, M. B.; HAROCHE, C. (org.). O humor contra a violência. Belo Horizonte: NEHCIT, 2018. p. 107-130.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi. São Paulo: Hucitec, 1999.

BARBERY, M. A morte do gourmet. Tradução de Rosa Freire Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BATAILLE, G. O erotismo: o proibido e a transgressão. Tradução de João Benard da Costa. Lisboa: Moraes Editores, 1980.

BENSE, M. O ensaio e sua prosa. Tradução de Samuel Titan Jr. In: PIRES, P. R. (org.). Doze ensaios sobre o ensaio. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2018. p. 110-124.

CALIL, C. A. Posfácio. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 177-197.

CALIL, C. A.; MACHADO, M. T. Paulo Emilio: um intelectual na linha de frente: Coletânea de textos de Paulo Emilio Salles Gomes. São Paulo/Rio de Janeiro: Brasiliense/Embrafilme, 1986.

CANDIDO, A. A nova narrativa. In: ______. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 199-215.

CARONE, M. A fábula do revés e o revés da fábula. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 150-154.

EULÁLIO, A. O ensaio literário no Brasil. In: PIRES, P. R. (org.). Doze ensaios sobre o ensaio. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2018. p. 144-201.

FREUD, S. O fetichismo. In: ______. Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. Obras psicológicas, v. 3, 1923-1938. Tradução coordenada por Luiz Alberto Haans. Rio de Janeiro: Imago, 2007. p. 161-170.

GILULA, D. Comic Food and Food for Comedy. In: WILKINS, J.; HARVEY, D.; DOBSON, M. (org.). Food in Antiquity. Exeter: University of Exeter Press, 1995. p. 386-399.

MELO SOUZA, J. I. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.

MEYER, A. Não sei quê. In: MEYER, A. Textos críticos. Organização de João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 109-114.

PASTA, José. Pensamento e ficção em Paulo Emílio. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 129-154.

PIRES, P. R. (org.). Doze ensaios sobre o ensaio. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2018.

PROUST, M. Combray I. In: ______. No caminho de Swann (Em busca do tempo perdido, v. I). Tradução de Mário Quintana. Porto Alegre: Globo, 1948. p. 11-47.

REVEL, J.-F. Un festin en paroles: Histoire littéraire de la sensibilité gastronomique de l’Antiquité à nos jours. Paris: Éditions Tallandier, 2007.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Fétichisme. In: ______. Dictionnaire de la psychanalyse. Paris: Fayard, 1997. p. 300-304.

SALES GOMES, P. E. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

SALES GOMES, P. E. P I: Duas vezes com Helena. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007a. p. 8-37.

SALES GOMES, P. E. P I: Duas vezes Ela. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007c. p. 86-115.

SALES GOMES, P. E. P I: Ermengarda com H. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007b. p. 38-85.

SALES GOMES, P. E. Paulo Emílio, crítica de cinema no Suplemento Literário. São Paulo: Paz e Terra, 1981a. v. I.

SALES GOMES, P. E. Paulo Emílio, crítica de cinema no Suplemento Literário. São Paulo: Paz e Terra, 1981b. v. II.

SCHWARZ, R. Sobre as três mulheres de três PPPês. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 124-146.

SICOTTE, G. Le repas dans le roman. In: ______. Le festin lu: Le repas chez Flaubert, Zola et Huysmans. Montréal: Liber, 2008. p. 87-106.

SOUZA, C. R. Estar em paz com seu objeto. In: SALES GOMES, P. E. Jean Vigo. Tradução de Elisabeth Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. V.

STAROBINSKI, J. É possível definir o ensaio? Tradução de André Telles. In: PIRES, P. R. (org.). Doze ensaios sobre o ensaio. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2018. p. 12-26.

TAVARES, Z. R. Introdução. In: SALES GOMES, P. E. Paulo Emílio, Crítica de cinema no Suplemento Literário. São Paulo: Paz e Terra, 1981. v. I, p. 3-7.

TAVARES, Z. R. O brilho e a graça. In: SALES GOMES, P. E. Três mulheres de três PPPês. Organização de C. A. Calil. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 119-120.

TELLES, L. F. Às vezes, novembro. In: TELLES, L. F.; SALLES GOMES, P. E. Capitu. São Paulo: Siciliano, 1993. p. 5-14.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.2.13-47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Teodoro Rennó Assunção

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.