Assis Horta: fotógrafo de um Brasil moderno / Assis Horta: the photographer of a modern Brazil

Eneida Maria de Souza

Resumo


Resumo: O fotógrafo profissional Assis Horta, natural de Diamantina, apresenta uma coleção de imagens de dimensão histórico-documental não só por ter registrado paisagens urbanas e humanas, mas por ter contribuído para a democratização do retrato no Brasil, adquirida por meio das leis trabalhistas. Reconhecida oficialmente em 1943 pela Consolidação das Leis do Trabalho no governo Vargas – com a aquisição da carteira de trabalho e Previdência Social –, a classe operária passa a ter seu registro em foto 3x4 (três por quatro) como prova de identidade. Com o fim da condição de invisibilidade social da classe, aos poucos é construída uma nova feição para a caracterização de povo e de cidadania no país. Na condição de um intérprete da sociedade pelo registro fotográfico, Assis Horta valoriza imagens do homem comum, registra cenas de família e contribui para o avanço dos estudos marginais sobre povo, nação e cidadania.

Palavras-chave: Assis Horta; Diamantina; fotografia; homem comum; povo; cidadania.

Abstract: The professional photographer, Assis Horta, born in Diamantina, presents a collection of images with a historical-documentary dimension, for not only registering urban and human landscapes, but also contributing to the democratization of the portrait in Brazil, acquired through labor laws. Recognized officially in 1943 by the Consolidation of Labor Laws in the Vargas government - with the acquisition of the labor and Social Security portfolio -, the working class is now photographed 3x4 as proof of identity. With the end of the condition of social invisibility of the class, a new feature is being constructed for the characterization of people and citizenship in the country. As an interpreter of society by the photographic registry, Assis Horta values images of the ordinary man, records scenes of family and contributes to the advancement of marginal studies on people, nation and citizenship.

Keywords: Assis Horta; Diamantina; photography; ordinary man; people; citizenship.


Palavras-chave


Assis Horta; Diamantina; fotografia; homem comum; povo; cidadania; photography; ordinary man; people; citizenship.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castagñon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. Revista Serrote, Rio de Janeiro, n. 13, p. 99-133, 2013.

FERRAZ, Eucanaã. Diamantes, vidro, cristal. In: FERRAZ, Eucanaã (org.); KARP, Pedro. Chichico Alkmim fotógrafo. São Paulo: Instituto Moreira Salles. 2017.

HARAZIM, Dorrit. O clique único de Assis Horta. In: O instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Tradução de José Afonso Furtado. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.4.227-246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Eneida Maria de Souza

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.