A relação entre violência e a sua representação artística em Solução de dois estados (2020), de Michel Laub / The Relation Between Violence and its Artistic Representation in Solução de Dois Estados (2020), de Michel Laub

Lucas Sauzem Cruz, Aylon de Oliveira Dutra, Renata Farias de Felippe

Resumo


Resumo: A discussão em torno da representação da violência na arte é o que impulsiona a narrativa de Solução de dois estados, romance do escritor Michel Laub, publicado em 2020. A partir do desenvolvimento dessa temática no livro, este artigo analisa de que maneira a estrutura composicional do relato favorece a construção de uma narrativa performática que instiga o leitor a refletir sobre questões suscitadas no decorrer da história. Para tal, a pesquisa baseia-se no estudo sobre realismo performático reflexivo de Ravetti (2019), tendo como base os panoramas sobre literatura brasileira contemporânea de Schollhammer (2009) e Dalcastagnè (2012); além do estudo de Pellegrini (2004) sobre literatura e violência no Brasil.
Palavras-chave: literatura brasileira contemporânea; realismo performática; violência.


Abstract: The discussion about the representation of violence in the art is what drives the narrative of Solução de dois estados, a novel by the writer Michel Laub, published in 2020.  Based on the development of this theme in the book, this article analyzes how the compositional sctructure of the story favors the construction of a performative narrative that instigates the reader to reflect on issues emerged throughout the story. To this end, the research is based on the study of reflective performative realism by Ravetti (2019), based on the panoramas of contemporary Brazilian literature by Schollhammer (2009) and Dalcastagnè (2012); in addition to the study by Pellegrini (2004) on literature and violence in Brazil.
Keywords: contemporary brazilian literatura; performative realism; violence.


Palavras-chave


literatura brasileira contemporânea; realismo performática; violência; contemporary brazilian literatura; performative realism; violence

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.31.3.220-236

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