Achaques de padres e opressão de proprietários: história social na narrativa em primeira pessoa em Casa velha, de Machado de Assis// Fathers’ tantrums and owners’ oppression: social history in the narrative in the first person in Casa velha, by Machado de Assis

Gabriela Kvacek Betella

Resumo


Resumo: Notável pela inflexão na utilização de narradores em primeira pessoa, Casa velha comporta um apuro estrutural que se conecta à penetrante representação da sociedade brasileira do século XIX. O narrador protagonista alterna o registro de memórias com o discurso indireto livre para expressar a “alegria particular” das suas intenções narrativas, pretensões ideológicas e de ascensão social, enquanto revela a sua subordinação à ordem estabelecida na casa de D. Antônia, uma espécie de metáfora da ordem e dos recalques sociais brasileiros. Exploramos a voz de subordinado como ponto de vista e a intensidade da representação machadiana em diálogo com a história social.

Palavras-chave: Machado de Assis; Casa velha; ponto de vista.


Abstract: Notable as a tipping point in the use of first-person narrators, Casa velha has a structural refinement that is connected to the pervasive representation of Brazilian society in the 19th century. The protagonist alternates the recording of memories with free indirect speech to express the “particular joy” of his narrative intentions, ideological pretensions and social ascension, while revealing his subordination to the order established in D. Antônia’s house, a kind of metaphor order and Brazilian social repressions. We explore the subordinate’s voice as a point of view and the intensity of Machado’s representation in dialogue with social history.

Keywords: Machado de Assis; Casa velha; point of the view.


Palavras-chave


Machado de Assis; Casa Velha; ponto de vista; point of view.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.31.4.138-159

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