O sujeito lírico errante no poema “A liberdade de seguir por esta via”, de Eucanaã Ferraz// The wandering lyrical subject in the poem “A liberdade de seguir por esta via”, by Eucanaã Ferraz

Daniel Rodrigues da Luz, Fabiane Renata Borsato

Resumo


Resumo: Eucanaã Ferraz é um poeta cuja obra perpassa por caminhos temáticos diversos no cenário da literatura brasileira contemporânea. A obra Escuta, lançada em 2015, apresenta fortes traços de seu repertório artístico. A partir do mapeamento das referências intertextuais da obra, o artigo analisa o poema intitulado “A liberdade de seguir por esta via”, para mostrar como a peça Hamlet de William Shakespeare é retomada pelo autor; verifica como os traços do gênero dramático aparecem no poema, e a relação do poema com a proposta estética da obra, tudo isso na perspectiva de um sujeito lírico em deslocamento que expressa reflexões sobre a paisagem que acompanha durante uma viagem. O trabalho apoia-se nos estudos de Anatol Rosenfeld sobre a teoria dos gêneros, bem como textos sobre a estética teatral e a crítica sobre a obra do autor.

Palavras-chave: Anatol Rosenfeld; Eucanaã Ferraz; Hamlet; poesia brasileira contemporânea; sujeito lírico.


Abstract: Eucanaã Ferraz is a poet whose work crosses different thematic paths in the scenario of contemporary Brazilian literature. The work Escuta, released in 2015, presents strong traces of his artistic repertoire. From the mapping of the intertextual references of the work, this paper analyzes the poem entitled “A Liberdade de Seguir por esta via”, to show how the play Hamlet by William Shakespeare is taken up by the author; how it verifies the traits of the dramatic genre that appear in the poem, and the poem’s relationship with the aesthetic proposal of the work, all from the perspective of a lyrical subject in displacement that expresses reflections on the landscape that he accompanies during a trip. The work is based on Anatol Rosenfeld’s studies on the theory of genres, as well as texts on theatrical aesthetics and criticism of the author’s work.

Keywords: Anatol Rosenfeld; Eucanaã Ferraz; Hamlet; Brazilian contemporary poetry; lyrical subject.


Palavras-chave


Eucanaã Ferraz; poesia brasileira contemporânea; sujeito lírico; Brazilian contemporary poetry; lyrical subject.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 55-73.

BOSI, Viviana. Poesia brasileira contemporânea: um panorama. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 22, n. 41, p. 46-57, set./dez. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2022.

FERRAZ, Eucanaã. Escuta. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

HELIODORA, Bárbara. Introdução à 1ª edição de Hamlet. In: SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018a. p. 173-184. (Volume I Tragédias)

HELIODORA, Bárbara. Introdução à 2ª edição de Hamlet. In: SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018b. p. 185-189. (Volume I Tragédias)

PALLOTTINI, Renata. O personagem no teatro, o que é? In: PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989. p 9-15.

PAZ, Octavio. A imagem. In: PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 119-138.

PRADO, Décio de Almeida A Personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 81-102.

ROSENFELD, Anatol. Parte I – A teoria dos gêneros. In: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 13-36.

ROSENFELD, Anatol. Shakespeare e o pensamento renascentista. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 123-145.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. In: Grandes obras de Shakespeare: volumes 1, 2 e 3. Organização Liana Camargo Leão. Tradução Barbara Heliodora. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018. p. 148-332. (Volume I Tragédias)

UBERSFELD, Anne. Texto-Representação. In: UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 1-27.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.205-223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Daniel Rodrigues da Luz, Fabiane Renata Borsato

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.