Quando as máquinas param: o teatro de Plínio Marcos no telecinema português// Quando as máquinas param: Plínio Marcos’ theater in Portuguese telecinema

Helciclever Barros da Silva Sales, Wagner Corsino Enedino

Resumo


Resumo: O objetivo desse ensaio é discutir e analisar o filme português Quando as máquinas param (1984-1985) dos cineastas Pedro Belo e Luís Filipe Costa baseado na peça homônima de Plínio Marcos (1963-1967). Essa obra fílmica foi produzida para o canal de TV RTP 1 e exibido em 1985. O elenco contou com Júlio César (Zé), Adelaide Ferreira (Nina), Luísa Salgueiro (D. Marlana), Pedro Efe (Milongas), José Wallenstein (Angarlador), Canto e Castro (pai de Tonico), Amadeu Coronho (Manel), Argumento e diálogos por Pedro Belo e Luís Filipe Costa. Ao que tudo indica, é a única transposição cinematográfica desta peça de Plínio Marcos, assim como o primeiro e único filme estrangeiro baseado no teatro pliniano, hipótese que será objeto de maiores reflexões. Importante frisar que a RTP 1 era o único canal de TV à época da redemocratização portuguesa. Isso é particularmente curioso visto que esse canal vinha se reconfigurando ao nascente cenário democrático após a longa ditadura lusa (o canal iniciou suas transmissões em 1956-1957, ainda sob o jugo ditatorial), de forma que produzir um filme a partir de peça pliniana, justo no ano de 1985, ano do início da abertura política brasileira, não deixa de ser algo digno de menção e análise. A escolha dos realizadores portugueses acerca da peça Quando as Máquinas Param e sua temática central, o desemprego, para transposição em filme, em associação ao momento vivido, tanto por Portugal, quanto o Brasil, naquele instante histórico.

Palavras-chave: Quando as máquinas param. Plínio Marcos. Cinema Português.


Abstract: The purpose of this essay is to discuss and analyze the portuguese film When the machines stop (1984-1985) by filmmakers Pedro Belo and Luís Filipe Costa based on the homonymous play by Plínio Marcos (1963-1967). This filmic work was produced for the TV channel RTP 1 and shown in 1985. The cast included Júlio César (Zé), Adelaide Ferreira (Nina), Luísa Salgueiro (D. Marlana), Pedro Efe (Milongas), José Wallenstein (Angarlador), Canto e Castro (Tonico’s father), Amadeu Coronho (Manel), Script and dialogue by Pedro Belo and Luís Filipe Costa. Apparently, it is the only cinematographic transposition of this play by Plínio Marcos, as well as the first and only foreign film based on Plinian theatre, a hypothesis that will be the subject of further reflection. It is important to note that RTP 1 was the only TV channel at the time of Portuguese redemocratization. This is particularly curious since this channel was reconfigured to the nascent democratic scenario after the long Portuguese dictatorship (the channel started broadcasting in 1956-1957, still under the dictatorial yoke), so that producing a film based on a Plinian play, precisely in the year 1985, the year of the beginning of the Brazilian political opening, is still something worthy of mention and analysis. The choice of Portuguese directors about the play Quando as Máquinas Param and its central theme, unemployment, for transposition into film, in association with the moment lived both by Portugal and Brazil, at that historical moment.

Keywords: Quando as máquinas param. Plínio Marcos. Portuguese cinema.


Palavras-chave


Quando as máquinas param; Plínio Marcos; Cinema Português; Portuguese cinema.

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, J; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. 4. ed. Campinas: Papirus, 2009.

BALOGH, A. M. Conjunções, Disjunções, transmutações: da literatura ao cinema e à TV. 2ª Ed. São Paulo: Annablume, 2005.

BARROS, J. d’A. Cinema e história–as funções do cinema como agente, fonte e representação da história, Ler História, 52, p. 127-159, 2007. DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2547.

CORSEUIL, A. R. Estudos de adaptação entre a literatura e o cinema: narrativas que viajam no tempo e no espaço. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Orgs). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 4. ed. ampl. e rev. Maringá: Eduem, 2019, p. 369-378.

DIÁRIO DE LISBOA, nº 21911, Ano 65, Sexta-feira, 15 de novembro de 1985, p. 20, Fundação Mário Soares/ DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_3244. Acesso em: 16 jun. 2022.

DIÁRIO DE LISBOA, nº 21911, Ano 65, Sexta-feira, 15 de novembro de 1985, p. 23. Fundação Mário Soares/ DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_3244. Acesso em: 16 jun. 2022.

ENEDINO, W. C. et al. A presença da ausência: a subalternidade na dramaturgia (bem) dita de Plínio Marcos. Prefácio de João Adalberto

Campato Jr. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021.ENEDINO, W, C. Entre o limbo e o gueto: literatura e marginalidade em Plínio Marcos. Campo Grande/MS: Ed. UFMS, 2009.

FIELD, S. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Tradução Alvaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

MENDES, O. Bendito Maldito: uma biografia de Plínio Marcos. São Paulo: Leya, 2009.

NEVES, J. L. C. O crescimento económico português no pós-guerra: um quadro global Análise Social, vol. XXIXK (128), p. 1005-1034, 1994 (4.°). Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223378178X8sYF6cn2Bl69AP4.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

OLIVEIRA, A. M. de; SILVA, A. R. da. A significação do silêncio em Quando as máquinas param, de Plínio Marcos, Revista Athena, [S. l.], v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4404. Acesso em: 14 maio. 2022.

QUANDO AS MÁQUINAS PARAM. (Parte I e II). Direção: Luís Filipe Costa. Argumento e diálogos: Pedro Belo e Luís Filipe Costa. Série “Em Lisboa uma Vez”. Portugal: RTP 1, 15 novembro 1985. 53 min. 45s. Colorido. Versão digital de filme feito para TV. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/quando-as-maquinas-param-parte-i/ e https://arquivos.rtp.pt/conteudos/quando-as-maquinas-param-parte-ii/. Acessos em: 03 maio 2022.

PLÍNIO MARCOS. Quando as máquinas param. In: Plínio Marcos: obras teatrais: noites sujas. (Org.). Alcir Pécora. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2016, p. 125-184. Disponível em: https://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Plinio-Marcos-V-2-Noites-sujas-WEB.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.

PORTUGAL. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS, SECRETARIA DE ESTADO DO TESOURO. Aspectos da evolução e da gestão da dívida pública em Portugal. Lisboa, 1991, p. 9. Disponível em: https://purl.sgmf.gov.pt/COL-MF-0025/1/COL-MF-0025_item1/COL-MF-0025_PDF/Aspectos1_revisto.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

RATTNER, H. Inquérito sobre o Desemprego em São Paulo. Rev. adm. empres. 4 (12), Set 1964. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901964000300006. Acesso em: 10 maio 2022.

SOUSA, I. A. Televisão e ficção televisiva em Portugal (1974-1992). Do advento da democracia à liberalização da atividade televisiva. Tese (Doutorado). Porto: Universidade Lusófona do Porto, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/10022. Acesso em: 13 jun. 2022.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 61-89.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.160-185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Helciclever Barros da Silva Sales, Wagner Corsino Enedino

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.