Do Poço à Fortuna: a recepção crítica de uma peça de Helena Silveira// From Well to Fortune: the critical reception of a play by Helena Silveira

Claudia Barbieri

Resumo


Resumo: Helena Silveira (1911-1984), escritora, jornalista e cronista, escreveu em 1949, o drama intitulado No fundo do poço, encenado em março de 1950, no Teatro Cultura Artística de São Paulo e publicado pela Martins Fontes no mesmo mês. Antes da encenação, muitos escritores – com quem Helena Silveira havia compartilhado os seus originais – redigiram para os jornais textos de apreciação do drama. Oswald de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Menotti Del Picchia foram apenas alguns dos nomes que disseram ser a peça de Helena Silveira um dos mais importantes títulos da dramaturgia nacional à época. Contudo, apesar da força do texto e da montagem feita pelo Teatro Popular de Arte, com cenografia de Sandro Polloni, a peça simplesmente não figura nos livros de história da dramaturgia brasileira. Este artigo busca, assim, recuperar a recepção crítica da peça e pontuar a importância de pesquisas acerca de autoria de mulheres no teatro.

Palavras-chave: No fundo do poço; Helena Silveira; dramaturgia de mulheres; teatro brasileiro.


Abstract: Helena Silveira (1911-1984), writer, journalist and columnist, wrote in 1949 the drama entitled No fundo do poço, staged in March 1950 at the Teatro Cultura Artística in São Paulo and published by Martins Fontes in the same month. Before the staging, many writers – with whom Helena Silveira had shared her originals – wrote texts appreciating the drama for the newspapers. Oswald de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Menotti Del Picchia were just some of the names that said that Helena Silveira’s play was one of the most important titles in national drama at the time. However, despite the strength of the text and the production made by Teatro Popular de Arte, with scenography by Sandro Polloni, the play simply does not appear in the history books of Brazilian dramaturgy. This article seeks, therefore, to recover the critical reception of the play and to point out the importance of research on the authorship of women in the theater.

Keywords: No fundo do poço; Helena Silveira; women’s dramaturgy; Brazilian theatre.


Palavras-chave


No fundo do poço; Helena Silveira; dramaturgia de mulheres; teatro brasileiro; women’s dramaturgy; Brazilian theatre.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.46-71

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