Dona Dadi Calungueira: teatro popular da mulher nordestina// Dona Dadi Calungueira: Theater Popular of Northeast Women

Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros, Naelza de Araújo Wanderley

Resumo


Resumo: No decorrer da História, poucas mulheres destacaram-se por sua atuação na sociedade e, especialmente, na Literatura. Quando se trata da dramaturgia, a invisibilidade é ainda maior. No Nordeste brasileiro, por exemplo, fundamentado por uma sociedade patriarcal, as mulheres lavadeiras, romanceiras, cordelistas, violeiras, entre outras, ficaram no anonimato, muitas morreram sem deixar o seu legado. Nesse sentido, nosso trabalho, tem como objetivo, apresentar a dramaturga Dona Dadi, mestre bonequeira, do Teatro de João Redondo, no Rio Grande do Norte. O trabalho é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado. Pretendemos com esse estudo, destacar a importância da sua obra para a dramaturgia feminina, no âmbito da literatura popular. Para isso, nos respaldamos em: Borba Filho (1966), Gomes (2002), Del Priore (2004), Falei (2004), Zolin (2005), Perrot (2007), Zilberman (2008) e Pereira (2010)
Palavras-chave: Dona Dadi; autoria feminina; teatro popular.


Abstract: Throughout history, few women have stood out for their role in society and, especially, in Literature. When it comes to dramaturgy, invisibility is even greater. In the Brazilian Northeast, for example, based on a patriarchal society, washerwomen, romancers, cordelistas, violeiras, among others, remained anonymous, many died without leaving their legacy. In this sense, our work aims to present the playwright Dona Dadi, master puppeteer, from the Teatro de João Redondo, in Rio Grande do Norte. The work is an excerpt of the research in development in the Doctorate, in the PPGLE (Postgraduate Program in Language and Teaching – UFCG). With this study, we intend to highlight the importance of her work for female dramaturgy, within the scope of popular literature. For this, we rely on: Borba Filho (1966), Gomes (2002), Del Priore (2004), Falei (2004), Zolin (2005), Perrot (2007), Zilberman (2008) and Pereira (2010)
Keywords: Dona Dadi; Female authorship; Popular theater.


Palavras-chave


Dona Dadi; Autoria feminina; Teatro popular; Female authorship; Popular theater.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUNÇÃO, L. Prefácio para “Show de mamulengos” de Eraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo na cultura popular. Natal/RN: IFRN Editora, 2015, p. 5-7.

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

BOAL, A. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BORBA FILHO, H. Fisionomia e espírito do mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

BRANCO, L. C. O que é escrita feminina. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FALCI, M. K. Mulheres do sertão nordestino. In: DEL PRIORE, M. (org.); BASSANEZI, C. (coord.). História das mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 2004.

GOMES, J. B. Teatro de João Redondo: nomenclatura, repertório, auto. In: Obras reunidas: ensaios. Natal/RN: EDUFRN, 2002.

GURGEL, D. O Reinado de Baltazar: teatro de João Redondo. Natal/RN: Fundação Campina das Artes, 2008.

IFPHAN. Iphan reconhece Teatro de Bonecos do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-03/iphan-reconhece-teatro-de-bonecos-do-nordeste-como-patrimonio-cultural-do. Acesso em: 20 mar. 2020.

IFPHAN. Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: mamulengo, Cassimiro Coco e João Redondo. Rívia Ryker Bandeira de Alencar (coord.) Brasília, 2017.

JERÓNIMO, N. A. Humor na sociedade contemporânea. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia). Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/3974. Acesso em: 10 jun. 2021.

MACÊDO, Z. R. de. “Show de mamulengos” de Eraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo na cultura popular. Natal/RN: IFRN Editora, 2015.

PERROT, M. Minha história das mulheres. Trad. Angela M.S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2007.

PEREIRA, M. das G. C. Dadi e o teatro de bonecos: memória, brinquedo e brincadeira. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13622?mode=full. Acesso em: 3 abr. 2019.

ZILERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via atlântica, n. 2, 14 dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 05 de nov. 2022.

ZOLIN, L. O. Crítica feminista. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: Eduem, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.96-112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 HADOOCK EZEQUIEL ARAÚJO DE MEDEIROS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.