Figuração do cotidiano em Rasga coração (1974)// Daily figuration in Rasga coração (1974)

Letícia Gomes do Nascimento

Resumo


Resumo: O presente trabalho analisa de que forma o cotidiano se figura na peça Rasga coração, considerada o magnum opus de Vianninha. Como um mecanismo de construção dramatúrgica, o flashback é usado para entrelaçar o passado e o presente ao longo da peça. Isso ocorre nos planos de encenação, indicados pela rubrica do autor, por meio do emaranhamento entre a memória da personagem Custódio Manhães Jr., o Manguari Pistolão, e da narrativa histórica, representada por alguns acontecimentos da História do Brasil, entre o período de 1930 a 1970.
Palavras-chave: história do teatro; teatro brasileiro; teatro contemporâneo; Vianna Filho.


Abstract: This article intends to analyse the dramaturgical representation of everyday life in Oduvaldo Vianna Filho’s play “Rasga Coração”, his magnum opus. Special emphasis will be placed upon the analysis of flashbacks intertwining past and present, and entangling the personal memories of the protagonist, Manguari Pistolão (Custódio Manhães) and the historical memories of the country, represented by crucially important political events of the history of Brazil from 1930 to 1970.
Keywords: history of the theater; brazilian theater; contemporary theatre, Vianna Filho.


Palavras-chave


história do teatro; teatro brasileiro; teatro contemporâneo; history of the theater; brazilian theater; contemporary theatre.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.140-159

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