A oralidade no gênero dramático apresentada no material didático escolar// Orality in the dramatic genre presented in school teaching material

Wellington Rodrigues Ferreira, Phablo Roberto Marchis Fachin

Resumo


Resumo: O presente artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa de mestrado que possui o intuito de analisar a forma pela qual a oralidade no gênero dramático é abordada no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental da cidade Estância Hidromineral de Poá, São Paulo. Para tanto, utilizamos como corpus o material didático do ano mencionado, elaborado pela editora Aprende Brasil e adotado pelo município. Para que as discussões aqui apresentadas possam ser compreendidas da melhor maneira possível, seguimos o seguinte trajeto: contextualização histórica sobre o material didático e sua inserção no ambiente escolar; descrição e análise das atividades voltadas para o gênero dramático, contidas no material selecionado; e por fim, sugestão de atividade com o gênero aqui estudado. Concluímos que o material didático não privilegia a oralidade nas atividades propostas, por esta razão propusemos uma sequência de atividades que complementem as apresentadas.
Palavras-chave: gênero dramático; teatro; material didático; Ensino Fundamental; Língua Portuguesa.


Abstract: The article presents as the initials of a master’s research that aims to analyze the way in which orality in the dramatic genre is approached in the didactic material of the 7th year of Elementary School in the city of Estância Hidromineral de Poá, São Paulo. For that, we used the didactic manual of the corpus as mentioned, prepared by the publisher Aprende Brasil and adopted by the municipality. So that, as the disc presented, there are possible continuations understood here in the best possible way, we follow the path to follow: contextualization about the didactic environment and its school insertion; description and analysis of the activities carried out for the dramatic genre, contained in the selected material; and finally suggestion of activity with the genre studied here. We conclude that the didactic material does not privilege orality in the proposed activities, for this reason we propose a sequence of activities that complement each other as presented in the manual.
Keywords: genre dramatic; theater; educacional material; Elementary School; Portuguese Language.


Palavras-chave


gênero dramático; teatro; material didático; Ensino Fundamental; língua portuguesa; genre dramatic; theater; educacional material; Elementary School; Portuguese Language.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.186-222

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