Texto e imagem, passado e presente: rastros de um legado cultural que se renova em Mutirão em Novo Sol e Cabra Marcado para Morrer// Text and image, past and present: traces of a cultural legacy that is renewed in Mutirão em Novo Sol and Twenty Years Later

Márcia Vanessa Malcher dos Santos, Beatriz Yoshida Protazio

Resumo


Resumo: O artigo busca revisitar criticamente a dramaturgia de Mutirão em Novo Sol (2015) e o filme Cabra Marcado para Morrer (1984), a partir dos aspectos temáticos, estéticos, históricos e políticos que marcaram o começo dos anos 1960 e o ambiente comum em que foram concebidos tendo como fundamento o materialismo histórico-dialético. Parte-se da hipótese de que Mutirão fornece elementos que possibilitam uma leitura renovada de Cabra, a qual escapa do horizonte de expectativa predominante na sua versão finalizada de 1984, passados vinte anos das primeiras filmagens. Ao olhar para o longa-metragem à luz da vivacidade da luta camponesa e dos processos de produção enfatizados em Mutirão, conclui-se que tanto a dramaturgia quanto o filme são importantes reservas de um mesmo legado cultural e político, que foi imprescindível no passado e cuja reativação se mostra necessária e urgente no atual contexto histórico brasileiro. Isso justifica a relevância deste trabalho, que espera contribuir com o campo dos estudos da cultura brasileira em geral e da literatura e do cinema brasileiros em especial.

Palavras-chave: Mutirão em Novo Sol; brasilidade revolucionária; Cabra Marcado para Morrer; Eduardo Coutinho; ligas camponesas.


Abstract: The article seeks to critically revisit the dramaturgy of Mutirão in Novo Sol (2015) and the film Twenty Years Later (1984), from the thematic, aesthetic, historical and political aspects that marked the beginning of the 1960s and the common environment in which they were conceived, based on the historical-dialectical materialism. The article starts from the hypothesis that Mutirão provides elements that allow a renewed reading of Twenty, which escapes from the horizon of expectation prevailing in its finalized 1984 version, twenty years after the first filming. By looking at the feature film in the light of the liveliness of the peasant struggle and of the production processes emphasized in Mutirão, the article concludes that both, the dramaturgy and the film, are important reserves of the same cultural and political legacy, which was indispensable in the past and whose reactivation is necessary and urgent in the current Brazilian historical context. This justifies the relevance of this work, which hopes to contribute to the field of Brazilian cultural studies in general and Brazilian literature and cinema in particular.

Keywords:
Mutirão em Novo Sol; revolutionary brazilianness; Twenty Years Later; Eduardo Coutinho; peasant leagues.


Palavras-chave


Mutirão em Novo Sol; brasilidade revolucionária; Cabra Marcado para Morrer; Eduardo Coutinho; ligas camponesas; revolutionary brazilianness; Twenty Years Later; peasant leagues.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.11-38

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