Infâmia dos intelectuais: Um comentário sobre Os inconfidentes e sua recepção// The intellectuals’ infamy: A commentary on Os inconfidentes and its reception

João Pace

Resumo


Resumo: O artigo almeja uma revisão crítica do filme Os inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, tomando como ponto de partida o debate que suscitou entre os contemporâneos, notadamente Gilda de Mello e Sousa, cujas observações em termos de análise estética deixam-se também traduzir em problemas ideológicos. No centro da discussão aparece o papel dos intelectuais no conflito social, o desmascaramento agressivo de sua dubiedade política e, finalmente, o impasse em que se viram após 1964 no Brasil. Passando à caracterização formal do filme, a qual se apoia por sua vez na comparação com a peça Arena conta Tiradentes (1967), de Boal e Guarnieri, procura-se expor como sua narrativa distanciada e satírica dos fatos históricos garante coerência ao conjunto, unidade formal que será discutida também politicamente.

Palavras-chave: cinema brasileiro; Joaquim Pedro de Andrade; crítica dialética.


Abstract: The article aims at a critical review of the film Os inconfidentes (1972), directed by Joaquim Pedro de Andrade, taking as starting point the debate it aroused among its contemporaries, notably Gilda de Mello e Sousa, whose aesthetic objections can also be translated into ideological problems. At the center of the discussion appears the role of intellectuals in the social conflict, the aggressive unmasking of their political dubiousness and finally the conundrum they face after 1964 in Brazil. Moving on to the formal characterization of the film, based on a comparison with the play Arena conta Tiradentes (1967), by Boal and Guarnieri, an attempt is made to expose how its distanced and satirical narrative of historical facts guarantees coherence to the set, and such unity will also be discussed politically.

Keywords: Brazilian cinema; Joaquim Pedro de Andrade; dialectical criticism.


Palavras-chave


cinema brasileiro; Joaquim Pedro de Andrade; crítica dialética; Brazilian cinema; dialectical criticism.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.60-78

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