Sublime e crise da eloquência: aproximações entre Castro Alves e Cruz e Sousa// Sublime and crisis of eloquence: approximations between Castro Alves and Cruz e Sousa

Fabiano Rodrigo da Silva Santos

Resumo


Resumo: Estas considerações buscam discutir o modo como a estética do sublime representa um ponto sensível para o desenvolvimento de uma poesia, cujas imagens, relacionadas à impossibilidade e à aspiração ao transcendente, repercutem espécie de crise da eloquência, expressa no poema “O vôo do Gênio”, de Castro Alves, e em diversos momentos da poesia de Cruz e Sousa, de que se destaca o poema “Tédio”. Considerando-se a relevância da retórica para a vida letrada do Brasil do século XIX, pretende-se demonstrar que uma linguagem estética, como o sublime, que revela as insuficiências do discurso eloquente, pode ser considerada indício de flagrante inovação artística. Assim, as manifestações do sublime entrevistas em Castro e Alves e Cruz e Sousa atestariam a conversão da retórica da elevação, familiar à poesia dos oitocentos, em uma moderna poética da grandeza negativa, consciente dos limites do discurso e imbuída do anseio por aquilo que o transcende.

Palavras-Chave: Castro Alves; Cruz e Sousa; sublime; romantismo; simbolismo.


Abstract: These considerations intend to discuss how the aesthetic of the sublime represents a sensitive point for the development of a poetry, whose images, related to the impossibility and to the aspiration to the transcendent, reflect a kind of crisis of eloquence, expressed in the poem “O vôo do Gênio”, by Castro Alves, and in several moments of the poetry of Cruz e Sousa, from which we highlight the poem “Tédio”. Considering the relevance of rhetoric for the literate life of Brazil in the nineteenth century, it is sought to demonstrate that an aesthetic language, as the sublime, which reveals the inadequacies of the eloquent discourse, can be considered with evidence of blatant artistic innovation. Thus, the manifestations of the sublime found in Castro Alves and Cruz e Sousa would attest to the conversion of the rhetoric of elevation, familiar to the poetry of the nineteenth century, in a modern poetic of negative grandeur, conscious of the limits of discourse and imbued with the longing for what transcends it.

Keywords: Castro Alves; Cruz e Sousa; sublime; romanticism; symbolism.


Palavras-chave


Castro Alves; Cruz e Sousa; sublime; romantismo; simbolismo; romanticism; symbolism.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.224-249

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