Entre ditos e interditos: Missa do Galo, de Machado de Assis

Marli Fantini Scarpelli

Resumo


Pretendo demonstrar, neste ensaio, que o narrador do conto “Missa do galo”, de Machado de Assis, trapaceia quando afirma sua incerteza sobre uma experiência de sedução em que ele teria sido envolvido quando jovem. O desenlace do conto revela que sua estratégia discursiva estava investida na construção de uma trama em cujo interior se urdia secretamente uma outra historia, cuja versão colide com a da historia visível. O artifício da simulação culmina na perversão irônica do narrador, cujo logro reside primeiro em burlar o leitor, para, em seguida, passar-lhe a senha mediante a qual ele possa descobrir as regras de um jogo em que é desafiado a participar.


Palavras-chave


Machado de Assis; Hesitação; Discurso encenado; Multiplicidade de focos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.7.1.29-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Marli Fantini Scarpelli

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.