Incidente em Antares e os paradoxos da arte de representar

Maria Nazareth Soares Fonseca

Resumo


O artigo pretende focalizar, no romance Incidente em Antares,de Érico Veríssimo, o modo radical com que a literatura procura criarefeitos de realidade ao expor o paradoxo que se firma com a recuperaçãode fatos de uma realidade historicamente datada e com um trabalhoeficaz de estranhamento desses mesmos fatos. Valendo-se de estratégiasque desarticulam as barreiras entre o relato de cunho histórico e ainvenção literária, o romance explora recursos de referencialização paradistender as possibilidades de os eventos serem colados a uma realidadeconcreta. Explora a proximidade com fatos e acontecimentos reais paracompor uma magistral transgressão calcada em ilusões e na capacidadeque tem a literatura de re-apresentar o real.

Palavras-chave


Incidente em Antares; Érico Veríssimo; Literatura; Encenação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.11.0.25-41

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2005 Maria Nazareth Soares Fonseca

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.