O poder vivificador da linguagem
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENJAMIN. Walter. Livros infantis antigos e esquecidos. In: ______. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 235-243. Obras escolhidas, v. 1.
BIGNOTTO, Cilza Carla. Duas leituras da infância segundo Monteiro Lobato. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira et al. Lendo e escrevendo Lobato. São Paulo: Autêntica, 1999. p. 101-114.
BIGNOTTO, Cilza Carla. Personagens infantis da obra para adultos e da obra para crianças de Monteiro Lobato: convergências e divergências. 1999. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1999.
KHÈDE, Sônia Salomão. Literatura Infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
LAJOLO, Marisa. Emília, a boneca atrevida. In: LOURENÇO, Dantas Mota; ABDALA JÚNIOR, Benjamin (Org.). Personae: grandes personagens da literatura brasileira. São Paulo: Senac, 2001.
LOBATO, Monteiro. A chave do tamanho. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1955.
LOBATO, Monteiro. Memórias da Emília e Peter Pan. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1955.
LOBATO, Monteiro. Negrinha. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1955.
PARREIRAS, Ninfa de Freitas. A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade São Paulo, São Paulo, 2006.
PEREIRA, Maria O. Farto. Metalinguagem e estilo na literatura de Monteiro Lobato. 2004. 189 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
SILVA, Valéria Cristina da. Viagem ao céu pela torneirinha de asneiras: voz e transgressão. Dobras da leitura Online, Rio de Janeiro, v. 7, n. 34, 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 de mai.2008.
SOUSA PAN, Miriam Aparecida Graciano de. Infância, discurso e subjetividade: uma discussão interdisciplinar para uma nova compreensão dos problemas escolares. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade do Paraná, Curitiba, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.321-332
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.