Expressão infinita: um contato com os Cristais Partidos, de Gilka Machado

Guilherme Lentz da Silveira Monteiro

Resumo


Este estudo traz uma análise da obra Cristais partidos, primeiro livro de Gilka Machado, poetabrasileira do início do século XX, com curiosa trajetória. Considerada um prodígio no início desua carreira, Gilka Machado experimentou certa promessa de se tornar célebre, teno sidoposteriormente relegada a um papel menor como objeto de análise dos estudiosos deliteratura brasileira. Espera-se que este estudo contribua para o resgate dessa importantefigura do alvorecer da moderna literatura brasileira. Considerando-se a discussão sobre apoesia pura, levantada pelo francês Henri Bremond no século XX e continuada por diversospensadores, o presente texto estuda o conflito entre a necessidade de expressão e aimposição do silêncio no trabalho de Gilka Machado, mostrando como essa tensãocaracteriza a obra da autora, produzindo momentos de sucesso ou insucesso poético. Ficaclaro que está em questão o trabalho de uma artista à procura de sua identidade comocriadora e como mulher, enquadrando-se, muitas vezes, no que se espera dele e, em outrosmomentos, surpreendendo o leitor. Por trás dessa discussão, está uma procura que marcoua trajetória de Gilka Machado e de muito outros escritores: a busca pela essência da palavrapoética.

Palavras-chave


Gilka Machado; Poesia pura, feminino

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.350-369

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