Literatura em sala de aula: por uma pedagogia da descoberta do prazer de ler
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Ed. Cultrix, 1981.
BAKHTINE, M. Esthétique et théorie du roman. Paris: Ed. Gallimard, 1978.
BARTHES, Roland. A retórica antiga. In: COHEN, Jean et al. Pesquisas de retórica. Trad. Leda Pinto Mafra Iruzun. Petrópolis: Ed. Vozes, 1975. p. 147-221.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Ed. Cultrix, 2007.
BARTHES, Roland. Introdução à análise da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. Trad. Maria Célia Barbosa. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2008. p. 19-62.
BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris: Ed. Editions du Seuil, 1973.
BENAMOU, M. Pour une nouvelle pédagogie du texte littéraire. Paris: Ed. Hachette/Larousse, 1971. Collection Le Français dans le Monde.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral I. São Paulo: Ed. Pontes, 1991.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. Antiga musa: (arqueologia da ficção). Belo Horizonte: Ed. FALE, 2005.
CAMPOS, Álvaro de. Todas as cartas de amor são ridículas. In: PESSOA, Fernando. Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ed. Ática, 1993.
CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Texto e interação: uma proposta textual a partir de gêneros e projeto. São Paulo: Ed. Atual, 2000.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Ed. Summus Editorial, 1994.
COHEN, J. Structure du langage poétique. Paris: Ed. Flamarion, 1966.
DELL’ISOLA, Regina Perèt. Os teares do texto: a circulação social dos gêneros textuais e a escrita na escola. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_216.pdf. Acesso em: 02 de fevereiro de 2011.
DEZOTTI, Maria Celeste Consolin. Mini léxico grego-português. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2002.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. As conseqüências da estética da recepção: um início postergado. In: Corpo e forma: ensaios para uma crítica não-hermeneutica. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998.
ISER, Wolfgang. O jogo, fundamentos da estética do efeito. In: ______. Teoria da ficção. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999.
ISER, Wolfgang. O que é antropologia literária, o que não é antropologia literária. In: ______. Teoria da ficção. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 1999.
MACHADO, A. R. A proposta interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Ed. Parábola, 2005.
MARCUSCHI, L. A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2002.
MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Ed. Parábola Editorial, 2005.
TODOROV, Tzvetan. As categorias da narrativa literária. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. Trad. Maria Célia Barbosa. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2008. p. 218-264.
TZARA, Tristan. Pour faire un poème dadaíste. In: ______. Dada Manifeste sur l’amour faible et l’amour amer. Paris: Ed. Flamarion, 1975.
YAICHE, F. Le texte littéraire: voyage initiatique en classe de FLE. Babylonia, [s.l.], n. 1, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.486-499
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.