Pré-teste em recepção sobre a influência das cores em manchetes de jornal popular

Poliana Coeli Costa Arantes

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo a investigação primária, ou seja, a aplicação de um pré-teste em recepção, com o intuito de analisar e identificar osprováveis efeitos de sentido que poderiam ser desencadeados de leituras demanchetes de jornais, controlando-se a variável cor nesse contexto. A abordagemteórico-metodológica será baseada em métodos de pesquisa quantitativos equalitativos em Ciências Sociais, bem como em teorias linguísticas, culturais,biofísicas e simbólicas sobre as cores, advindas da Comunicação e, finalmente, naimportante contribuição teórica da Análise do Discurso.

Palavras-chave


Recepção; Jornalismo popular; Cores no jornalismo; Pré-teste

Texto completo:

PDF

Referências


BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin, GASKELL, George. Pesquisa qualitativa, com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 39-63.

BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Correa. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Ângela M. S. Correa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

EMEDIATO, W. A enunciação comunitária dos gêneros discursivos. In: EMEDIATO, W.; MACHADO, I.; MENEZES, W. (Org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: Cadernos do NAD/UFMG, 2006. p. 299-310.

FLOYD JR., J. Fowler. Improving Survey Questions: Design and evaluation. London: Sage Publications, 1995.

GILLJAM, M.; GRANBERG, D. Should we take don’t know for an answer? PUBLIC OPINION QUARTELY, London, v. 57, n. 3, p. 348, 1993.

GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life. Garden City, NY: Doubleday, 1953.

GREIMAS, A. J.; AGUILAR, Gabriel H. Figuras y estrategias: en torno a una semiotica de lo visual. Mexico: Siglo Veintiuno, 1994.

GREIMAS, A. J.; COURTES, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

WILLIS, G., DEMAIO; T; HARRIS-KOJETIN, B. Is the bandwagon headed to the promised land? In: SIRKEN, Monroe G et al. Cognition and Survey Research. New York: John Willey & Sons, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.133-148

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.