Pulsando a semiótica standard e tensiva através da canção

Rafael Batista Andrade

Resumo


Neste artigo temos o objetivo de analisar uma canção para problematizar a relação entrea significação e a recepção dos gêneros poema e canção. Isso nos permitirá refletir sobreaté que ponto as condições de produção destes gêneros podem interferir em âmbitosgerais da recepção dos mesmos. Os pressupostos teóricos provem de diferentesvertentes da Semiótica Francesa, como a Semiótica Standard, a Semiótica da Canção, aSemiótica das Paixões e a Semiótica Tensiva. Esperamos que a presente análise possacontribuir para uma melhor apreensão da possibilidade e até mesmo da necessidade dearticulação entre essas vertentes teóricas conforme o texto que o analista pretendeanalisar. Também esperamos contribuir para reflexões em torno da interferência depossíveis graus de complexidade de significação entre o poema e a canção e a forma derecepção desses gêneros.

Palavras-chave


Canção; Poema; Texto; Significação

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.170-182

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Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

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