Pensando a metáfora por um viés cognitivo e cultural

Natália Elvira Sperandio, Antônio Luiz Assunção

Resumo


Quando analisamos o percurso histórico dos estudos dedicados à metáfora percebemosque grandes mudanças ocorreram na forma de conceituá-la, deixando de ser vista comoapenas uma forma de embelezar discursos especiais, como, por exemplo, o poético; paraser considerada uma importante figura de pensamento, onipresente não apenas emnossa linguagem, mas em nossas ações e pensamentos. Diante dessas mudanças, opresente artigo tem por finalidade fazer uma revisão de literatura acerca da evoluçãoocorrida nos estudos dedicados à metáfora nas últimas décadas. Para isso,apresentaremos um percurso histórico das principais teorias que têm se dedicado aoestudo da metáfora, com destaque para aquelas que a concebem como processocognitivo e cultural.

Palavras-chave


Metáfora; Cognição e Cultura

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.183-198

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