“Andaimagem” e língua portuguesa: uma prática escolar

Luciana Mara Torres

Resumo


O presente trabalho nasce da disciplina Análise da Prática de Estágio do Português I,cursada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em que houve oacompanhamento de aulas de Português em um colégio da região nobre de BeloHorizonte. A observação de 90 horas/ aula, dentre estas, 8 horas dedicadas à práticada estudante, e o restante à reflexão dos processos educativos, fez nascer umacuriosidade que aqui busca-se responder: o processo de “andaimagem”(scaffolding), proposto por Wood(1976), e imensamente ligado à interaçãoprofessor-aluno, acontece nas aulas de Língua Portuguesa acompanhadas? Como oprofessor, por meio da oralidade, leva os seus alunos a se interessarem eentenderem as atividades propostas, e ainda a chegarem à resolução esperada?Este artigo se propõe então a fazer uma análise do dialogismo das aulasacompanhadas, bem como fazer uma reflexão sobre como se deu a aplicação dasseis funções inerentes à “andaimagem” e outras características da linguagem oral,isto é, da interação nas salas de aula observadas.

Palavras-chave


Ensino; Língua; Linguagem; Interação; Sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAIR-HAUCK, Bonnie; DONATO, Richard. Foreign language explanations within the zone of proximal development. Canadian Modern Language Review, [s.l.], v. 3, n. 50, p. 532-557, 1994.

ANTÓN, Marta; DICAMILLA, F. J. Socio-cognitive Functions of L1 Collaborative Interaction in the L2 Classroom. The Modern Language Journal, [s.l.], v. 83, n. 2, p. 233-247, 1999.

AUSTIN, John Langshaw. Atos de fala. In: FONSECA, J. Pragmática Linguística: Introdução, Teoria e Descrição do Português. Porto: Porto Editora, 1994.

BENVENISTE, Emile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes, 2006.

CASTILHO, Ataliba. O que se entende por língua e linguagem. In: IVO, Consuelo. Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz. São Paulo: USP. Disponível em: www.estacaodaluz.org.br. Acesso em: 03 maio 2012.

COSTA VAL, Maria da Graça. Três concepções de língua, três vertentes dos estudos linguísticos: um panorama. In: A PRODUÇÃO de textos: pressupostos teóricos da prática desejável do ensino de português. Belo Horizonte: Convênio CEALE (FAE/UFMG) – SEEMG, 1994. Curso de Atualização para Professores de Português.

MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: Uma Ferramenta Sociocultural para Analisar e Planejar o Ensino. Investigações em Ensino de Ciências, [s.n.], v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, [s.l.], v. 17, 89-100, 1976.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.4.0.91-108

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.