A gramática de Damourette e Pichon com Lacan: uma problemática da enunciação

Bruno Focas Vieira Machado

Resumo


Esse artigo pretende evidenciar a importância específica conferida à gramática Des mots à la pensée: Essai de grammaire de la langue française de Damourette e Pichon, para se pensar as bases lógicas do conceito de enunciação. Para cumprir esse objetivo, coloca-se a obra dos gramáticos em diálogo com elaborações da psicanálise, mais especificamente com conceitos de Jacques Lacan trabalhados no Seminário 6 O desejo e sua interpretação e seu conceito tardio de alíngua construído a partir do Seminário 20 Mais, ainda. Busca-se, assim, uma interface entre os campos da linguística e da psicanálise, debruçando-se sobre a dicotomia existente entre os conceitos de sujeito da enunciação e sujeito do inconsciente. A abordagem tecida é eminentemente teórica, confrontando conceitos de cada pensador e buscando compreender os seus respectivos pontos de interseção. Para atingir esse objetivo, buscou-se o estudo sobre a negação em língua francesa elaborada pelos gramáticos Damourette e Pichon e colocou-a em relação com a dicotomia enunciado-enunciação construída por Lacan principalmente no Seminário 6 O desejo e sua interpretação. Como conclusão, torna-se claro como a gramática é inevitavelmente atravessada pela subjetividade e pelos fenômenos enunciativos.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRIVÉ, Michel. Linguagem e Psicanálise, Lingüística e Inconsciente: Freud, Saussure, Pichon, Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BENVENISTE, Emile. Problemas de Lingüística Geral II. Campinas: Pontes, 2006.

DAMOURETTE, Jacques; PICHON, Edouard. Des mots à la pensée: essai de grammaire de la langue fraçaise. Paris: Éditions d´Artrey, 1911-27. Tomo I.

DAMOURETTE, Jacques; PICHON, Edouard. Des mots à la pensée: essai de grammaire de la langue fraçaise. Paris: Éditions d´Artrey, 1911-34. Tomo IV.

DAMOURETTE, Jacques; PICHON, Edouard. Des mots à la pensée: essai de grammaire de la langue fraçaise. Paris: Éditions d´Artrey, 1911-40. Tomo VI.

FREUD, Sigmund. A negativa. In: ______. Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 2007. v. 3.

LACAN, Jacques. Seminário 23: O sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

LACAN, Jacques. Seminário 3: As psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LACAN, Jacques. Seminário 6: O desejo e sua interpretação. Recife: Traço Freudiano, 2005. Disponível em: http://www.traco-freudiano.org/tra-lacan/desejointerpretacao-index.htm. Acesso em: 30 nov. 2012.

LACAN, Jacques. Seminário 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

SANTIAGO, Jésus. Jacques Lacan: a estrutura dos estruturalistas e a sua. In: ______. Estruturalismo: Memória e repercussões. Belo Horizonte: UFMG, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.6.0.77-97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.