O discurso jornalístico em mensários: estratégias de persuasão em Caros Amigos, Le Monde Diplomatique Brasil e Piauí

Maria Juliana Horta Soares

Resumo


Neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado ainda em curso, fazemos uma análise contrastiva dos discursos jornalísticos dos mensários Caros Amigos (CA), Le Monde Diplomatique Brasil (LMDB) e piauí nas edições de junho de 2009. Como Fiorin, acreditamos que “a finalidade última de todo ato de comunicaç~o n~o é informar, mas persuadir o outro a aceitar o que est| sendo comunicado” (FIORIN, 2005, p.75). Por isso, buscamos identificar estratégias de persuasão no corpus, entre elas o uso de imagens e as seleções lexical e de personagens. Começando pelas imagens, em sua primeira página CA, LMDB e piauí trazem uma grande ilustração ou fotografia. Nas duas primeiras, há referência às matérias principais, o que não acontece em piauí. Em relação ao léxico e aos personagens, LMDB traz texto mais técnico, que deixa subentendida para o leitor a proficiência do articulista. Na matéria não há depoimentos de personagens, mas referências a obras teóricas, o que reforça o tom formal adotado. CA, por outro lado, entrevista pessoas comuns em matéria que denuncia o trabalho escravo. As vítimas, que contam suas histórias, não só ilustram a reportagem, como comovem o leitor. É o que também acontece na matéria de piauí, que trata da crise econômica em Dubai e traz vários testemunhos denunciando o trabalho escravo na cidade. Essas são apenas algumas diferenças que encontramos na análise. Elas demonstram que cada mensário escolhe como seduzir e convencer seu público, corroborando a ideia (ainda refutada pela mídia) de que, como todo discurso, o jornalístico também é só mais uma versão da realidade.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.6.0.138-154

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