Uma análise retórico-argumentativa da peroração no pronunciamento de vitória de Barack Obama

Bárbara Amaral da Silva, Bárbara Marques Barbosa de Carvalho, Rodrigo Seixas P. Barbosa, Valéria Schmid Queiroz

Resumo


A retórica é a capacidade de discernir os meios capazes de gerar persuasão em cada caso e, portanto, no discurso político, apresenta-se como capaz de mover e tocar as paixões do auditório através da exploração da doxa. Dentre todas as partes da exposição retórica, encontramos na peroração a primazia pelo pathos, pela comunhão com as afecções do auditório. Este artigo procura, pois, apresentar como se construíram as estratégias retórico-argumentativas na peroração de um pronunciamento de Barack Obama, buscando evidenciar as implicações patêmicas em cada uma das provas retóricas (ethos/pathos/logos/) e o uso da figura retórica da analogia .

Abstract

Rhetoric by definition aims to effectively use language and other means to persuade an audience in specific situations. Therefore, in political discourse, this practice can be used to motivate and touch the passions of the audience through the exploration of the doxa. Among all rhetorical organization, the peroration is the part in which pathos and audience’s affection are more emphasized. Thus, this article intends to clarify how the rhetorical and argumentative strategies were arranged in the peroration of Barack Obama’s speech and to evidence the pathemic implications in each rhetorical proof (ethos/pathos/logos).


Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, R. L’argumentation dans le discours. Paris: Armand Colin, 2010.

ARISTÓTELES. Arte Retórica: Arte Poética. Rio de Janeiro: Ediouro, [198-?].

Barack Obama - Discurso da vitória presidencial - Legendado 2/2. Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2014.

BARTHES, R. A antiga Retórica. In: _____. A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CACIOPPO, J. T.; HATFIELD E.; RAPSON, L. Emotional contagion. Paris: Edition de la Maison des sciences de l’homme, 1994. p. 153.

GALINARI, M. M. As emoções no processo argumentativo. In: MACHADO, I. L.; MENEZES, W.; MENDES, E. (Org.). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. v. 1, p. 221-239.

MATHIEU-CASTELLANI, G. La passion du discours. In: ______. La rhétorique des passions. Paris: PUF, 2000.

MICHAELIS DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS ONLINE. Hipotipose. São Paulo: Melhoramentos, Uol, 2009. Disponível em: < http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues&palavra=hipotipose>. Acesso em: 30 nov. 2014.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PLANTIN, C. A argumentação: história, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola, 2005.

REBOUL, O. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

THANEL, Mailys. L’empatie dans la societé actuelle: repenser la place du corps au sein de la relation interindividuelle. Paris: Faculté de Médecin Pierre et Marie Curie, 2010-2011. Disponível em: http://mailysthanel.files.wordpress.com/2014/01/mc3a9moire.pdf. Acesso em: 16 maio 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.8.0.22-39

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.