Retórica, religião e publicidade: análise da campanha “Eu sou a Universal”

Eduardo Assunção Franco

Resumo


A Igreja Universal do Reino de Deus veiculou, durante os anos de 2013 e 2014, a campanha publicitária “Eu sou a universal”, provavelmente com o propósito de “frear” a debandada de fiéis e arrebanhar novos adeptos. Os oradores se valem de um forte discurso de superação sempre amparado na sua filiação a essa instituição. Em nossa análise, procuramos verificar se a campanha utiliza a tríade retórica criada por Aristóteles – ethos, pathos e logos – de forma equitativa. Buscamos detectar nela, ainda, as partes do texto retórico: inventio, dispositio, elocutio, actio e memoria.

Abstract

The Igreja Universal do Reino de Deus aired during the years 2013 and 2014, the advertising campaign "I am the universal", probably in order to "curb" the stampede of worshipers and garner new fans. The enunciators make use of a strong speech on overcoming always supported their affiliation to this institution. In our analysis, we verify if the campaign uses the rhetorical triad created by Aristotle - ethos, pathos and logos - fairly. We seek to detect it, even the parts of the text rhetoric: inventio, dispositio, elocutio, actio and memoria.


Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, R. Argumentação e análise do discurso – Perspectivas teóricas e recortes disciplinares. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144. nov. 2011. Disponível em: http://www.uesc.br/revistas/eidea/revistas/revista1/eidea-n1.pdf. Acesso em: 2 out. 2014.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

CAMPOS, M. H. R. O canto da sereia: uma análise do discurso publicitário. Belo Horizonte: UFMG/PROED, 1987.

CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Futura, 2003.

CHARAUDEU, P. Langage et discours: eléments de sémiolinguistique. Paris: Hachette, 1983. (Théorie et pratique).

CÍCERO. Retórica a Herênio. São Paulo: Hedra, 2005.

Eu sou a Universal: Claudio Soares. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=puk0aiWEAug. Acesso em: 21 abril 2014.

Eu sou a Universal: Patricia Leal. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1HjwS2v2ggg. Acesso em 21 abril 2014.

Eu sou a Universal: Thiago Helton. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M0FNFKlSmfk. Acesso em: 21 abril 2014.

FRESTON, P. Breve história do Pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, A. et al. (Org.). Nem anjos, nem demônios: interpretações sociológicas do Pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

LIMA, H. M. R. Na tessitura do processo penal: a argumentação no tribunal do júri. 2006. 259 f. Tese (Doutorado em linguística). Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

LIMA, V. A. Mídia: teoria e política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

MARIANO, R. O reino de prosperidade da Igreja Universal. In: ORO, A. P. et al. (Org.). Igreja Universal do Reino de Deus: os novos conquistadores da fé. São Paulo: Paulinas, 2003.

MATHIEU-CASTELLANI, G. La passion du discours. In: _____. La rhétorique des passions. Paris: PUF, 2000. p. 64-81.

MATHIEU-CASTELLANI, G. La rhétorique et les passions. In: _____. La rhétorique des passions. Paris: PUF, 2000. p. 29-41.

MEYER, M. A retórica. São Paulo: Ática, 2007.

MEYER, M. Ethos, logos et pathos dans l’interaction rhétorique. In: ______. Principia rhetorica: une théorie générale de l’argumentation. Paris: PUF, 2008. p. 151-188.

ORO, A. P.; CORTEN, A.; DOZON, J.-P. (Org.). Igreja Universal do Reino de Deus: os novos conquistadores da fé. São Paulo: Paulinas, 2003.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

TEIXEIRA, F.; MENEZES, R. (Org.). Religiões em movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.8.0.63-79

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.