Concepções de leitura aplicadas ao ensino de espanhol: explorando manchetes de jornais

Geraldo Emanuel de Abreu

Resumo


O presente artigo busca entender as distintas concepções de leitura e diferenciar o leitor crítico do acrítico fundamentando-se, principalmente, nos trabalhos de Daniel Cassany, a partir dos quais elaboraremos propostas de atividades práticas para sala de aula, fazendo-se necessária uma breve contextualização de conceitos como a compreensão de leitura Linguística, Psicolinguística e a Sociocultural. Não nos deteremos somente à teoria, pois o objetivo principal deste trabalho é justamente propor uma alternativa para alcançar um trabalho que seja significativo para o aprendiz e que o incentive a questionar os modos como os canais de comunicação trazem notícias comuns para o nosso cotidiano, a partir da leitura de manchetes de periódicos online, utilizando-se distintos recursos como o código escrito, imagens e o arcabouço sociocultural disponível, além da estrutura dos textos. Finalmente, exemplificaremos atividades didáticas que abordem uma das alternativas para fomentar que o aluno faça uma leitura crítica sobre o que lê.

Texto completo:

PDF

Referências


CASSANY, D. Tras las líneas: Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.

CASSANY, D.; CASTELLÀ, M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v28n02/v28n02a04.pdf. Acesso em: 03 nov. 2014.

CLARIN. Sociedad: Finalmente, Brittany Maynard murió por suicidio asistido. [S.l.: s.n.], 2014. Disponível em: < http://goo.gl/DlDXi3>. Acesso em: 19 ago. 2015.

EL PAIS. Internacional: El laberinto de Dilma Rousseff. [S.l.: s.n.], 2014. Disponível em: http://linkis.com/elpais.com/Q4lAe. Acesso em: 19 ago. 2015.

LA NACIÓN. El mundo: Murió Brittany Maynard, la joven con cáncer terminal que buscaba una muerte digna. [S.n.t.]. Disponível em: http://goo.gl/pS7yJi. Acesso em: 19 ago. 2015.

LA NACIÓN. Seguridad: Un adolescente fue a la escuela con un arma, 60 balas y una carta de despedida. [S.l.: s.n.], 2014. Disponível em: http://goo.gl/vznZ37. Acesso em: 19 ago. 2015.

LANTOLF, J.; THORNE, S. L. Sociocultural Theory and Second Language Learning. In: B. VANPATTEN, B.; WILLIAMS, J. (Ed.). Theories in Second Language Acquisition: An Introduction. Lawrence Erlbaum: Mahwah, 2007 apud MENEZES, V. (2013).

MENEZES, V. Second Language Acquisition: Reconciling Theories. Open Journal of Applied Science (OJAppS), [S.l.], v. 3, n. 7, p. 404-412, nov. 2013. Disponível em: < file:///C:/Users/Alexia%20Teles/Downloads/OJAppS_2013110516150917.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2015.

MUNDO, El. Cultura: Brasil, más allá del carnaval, el fútbol y sus playas. [S.l.: s.n.], 2011. Disponível em: http://goo.gl/XNiAVL. Acesso em: 24 nov. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.9.0.74-86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.