Editorial

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


Este número da Revista texto Livre: Linguagem e Tecnologia, é um ótimo exemplo do escopo interdisciplinar de nossas publicações, visto que temos artigos de diferentes áreas do conhecimento.

Na seção Educação e Tecnologia, Gonzalo Abio discute uma questão central no ensino a distância, que é o feedback das atividades realizadas pelos alunos no ambiente online de aprendizagem Moodle, no artigo "IMPORTANCIA DEL FEEDBACK AUTOMÁTICO COMO APOYO AL APRENDIZAJE EN EL MOODLE".

Na seção Documentação em Software Livre, dois artigos tratam a questão por diferentes abordagens. Délia Ribeiro Leite aborda a documentação de um programa para análise acúistica da fala, no artigo "O USO DE SCRIPTS DO PRAAT NA ANÁLISE ACÚSTICA DA FALA E AS EXPLICAÇÕES SOBRE ESSA FERRAMENTA NO TUTORIAL DO PROGRAMA", enquanto os autores de "CERCEAMENTO OU ACESSIBILIDADE: UMA DISCUSSÃO SOBRE A DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE", Simone Garofalo e Gleidston Alis, optam pela discussão geral do tema da importância da documentação para a liberdade de software.

Na seção Semiótica e Tecnologia, Siane Paula de Araújo trata de uma questão cada vez mais premente para as Artes em geral, que é o conceito de corpo frente às novas tecnologias, no artigo "LINGUAGEM, TECNOLOGIA E DANÇA: O “CORPOTECNOLÓGICO”".

A seção Linguística e Tecnologia traz uma importante discussão terminológica envolvendo a cibercultura, desde a invenção da imprensa até a digitalização do texto. Trata-se do artigo "DELIMITACIÓN CONCEPTUAL DE LA UNIDAD TERMINOLÓGICA “NUEVOS MEDIOS” EN EL ÁMBITO DE LA CIBERCULTURA", que focaliza exatamente o conceito de "novos meios de comunicação", tão utilizado e com tantas acepções na atualidade.

Finalmente, na seção Pensamenteando, o artigo "LIBERDADE EM DUAS PALAVRAS: CREATIVE COMMONS", desta que assina o presente editorial, discute o conceito de liberdade e seu uso indiscriminado, tendo como referência uma licença livre cuja principal finalidade é legalizar o direito do autor sobre o compartilhamento de obras intelectuais.

Em nome da Comissão Editorial, agradeço sua visita. Ótima leitura!

 

Ana Cristina Fricke Matte


Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Educação; Semiótica; Sistemas de Informação



DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.3.2.1-1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.