Editorial

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


Este número da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia dedica-se à área de Humanas, em especial a grande área Linguística Letras e Artes.

No entanto, a seção Educação e Tecnologia vem com mais força que as demais, desta vez com três artigos dedicados ao uso de tecnologias digitais no ensino. Jaiza Helena Moisés Fernandes, com o artigo"SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS DE PROFESSORES E ALUNOS" apresenta um bem sucedido caso de utilização do Linux educacional 3.0 numa escola do Ceará. Leila de Almeida Castillo Iabel discute a resistência de professores e educadores no uso de Tecnologias da Informação em suas atividades docentes, no artigo "RELAÇÕES DE ENSINÂNCIA E APRENDÊNCIA ATRAVÉS DO USO DAS TIC'S".

Gonzalo Abio, na mesma seção, apresenta uma visão panorâmica e comentada das diretrizes do livro didático no Brasil, no artigo "UN ANÁLISIS PRELIMINAR DE LAS ACTIVIDADES TIC PRESENTES EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS ESCOGIDOS POR LOS PNLD 2011 Y 2012 PARA LA ENSEÑANZA DE E/LE A BRASILEÑOS". O artigo foi vertido para o português por Vanderlei Machado e publicado na seção Vindo de Outras Trilhas (Traduções)".

A ferramenta Wiki e o trabalho de produção colaborativa de textos é o foco da seção produção Textual e Tecnologia, no artigo "A FERRAMENTA WIKI: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA PRESENCIAL", assinado por Andriza Machado Becker.

Finalmente, Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz, na seção Semiótica e Tecnologia, discute a relação entre espaço e corpo no que diz respeito às novas formas de divulgação de espetáculos de dança pela internet, no artigo "A DANÇA EM CENA: DO PALCO À TELA DO COMPUTADOR: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA".

Convidamos a todos a refletir conosco essas importantes questões.

Ana Cristina Fricke Matte


Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Educação; Semiótica; Sistemas de Informação



DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.1-1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.