Movimento Booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura / Booktubers movement: emerging practices of reading mediation

Claudia Souza Teixeira, Andressa Abraão Costa

Resumo


RESUMO: Este trabalho objetiva investigar as práticas de mediação de leitura desenvolvidas por booktubers, jovens que utilizam o YouTube para compartilhar informações sobre livros e interagir com outros leitores. Parte-se de conceitos relativos à leitura e à sua mediação, para, em seguida, tratar de aspectos relacionados ao ciberespaço, à formação de comunidades virtuais e ao fenômeno Booktubers. Por fim, como resultado de uma análise documental de 100 vídeos postados por booktubers, são mostradas características das práticas de mediação desses sujeitos e os tipos de livros mais comentados por eles. Conclui-se que as práticas convencionais de mediação de leitura funcionam como base para a atuação dos booktubers, mas são adaptadas às novas maneiras de elaboração, criação e organização possibilitadas pela Internet.

PALAVRAS-CHAVE: booktubers; vlogs literários; mediação de leitura; comunidades virtuais.

 

ABSTRACT: This paper intents to investigate reading mediation practices develop by the booktubers, young people that use the YouTube in order to share information about books and to interact with other readers. We begin presenting some concepts related to reading and mediation activities, and then, talk about some aspects of cyberspace, the formation of virtual communities and the Booktubers phenomena. At last, as a result of a documental analysis of 100 videos posted by booktubers, we show the characteristics of these emerging mediation reading practices and the types of books that are more commented by them. We conclude that the conventional practices of reading mediation are the bases for the booktubers’ actuation, but they are adapted to the new kinds of elaboration, creation and organization enabled by the Internet.

KEYWORDS: booktubers; literature vlogs; reading mediation; virtual communities.


Palavras-chave


booktubers; vlogs literários; mediação de leitura; comunidades virtuais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.13-31

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Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

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Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

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