Microvídeos e aplicativo móvel: estratégia comunicacional de apoio à implementação de legislação ambiental e florestal / Micro videos and mobile application: communication strategy to support the implementation of environmental and forestry legislation

Marcia Izabel Fugisawa Souza, Tércia Zavaglia Torres, João dos Santos Vila da Silva, Nadir Rodrigues Pereria, Daniel Rodrigo Freitas Apolinário, Marcos Cezar Visoli, Silvio Roberto Medeiros Evangelista

Resumo


RESUMO: Ações de popularização da ciência associadas ao uso de mídias digitais ampliam as oportunidades e os espaços para a divulgação de temas de interesse para a sociedade, imprimindo esforço adicional para maior inteligibilidade do discurso científico pelo público leigo. Na atualidade, em instituições públicas de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as ações de divulgação científica também vêm sendo apoiadas por estratégias comunicacionais na mídia digital, por meio de microvídeos e aplicativos móveis para acesso via celulares, tablets e smartphones. O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada visando à definição de estratégia comunicacional para promover a divulgação de informações e conhecimentos gerados pela Embrapa sobre soluções tecnológicas, em especial, softwares e sistemas de informação, necessárias à adequação da paisagem rural ao Código Florestal brasileiro. Após um processo de identificação e qualificação de produtos de software e sistemas de informação, cujos conteúdos contemplam a temática ambiental e florestal, e dada a inexistência na Embrapa de materiais audiovisuais e aplicativos móveis sobre tais tecnologias, decidiu-se pela produção de dezesseis microvídeos e pelo desenvolvimento de um aplicativo móvel. Com essa estratégia comunicacional, a Embrapa amplia os meios de acesso gratuito ao conhecimento gerado pela pesquisa, utilizando-se de recursos digitais disponibilizados via dispositivos móveis, acessíveis via internet. Esses recursos favorecem a aproximação da Embrapa com a sociedade, contribuindo para a popularização do conhecimento científico.

PALAVRAS-CHAVE: divulgação científica; transferência de tecnologia; conteúdos digitais; sistemas de informação georreferenciados; aplicação móvel.

 

ABSTRACT:Actions to popularize science associated with the use of digital media expand the opportunities and spaces for the dissemination of topics of interest for the society, introducing additional effort to increase the intelligibility of scientific discourse by the lay public. Currently, in public research institutions, such as the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), scientific dissemination actions have also been supported by communication strategies in digital media, through micro video and mobile applications for access via cell phones, tablets and smartphones. This article presents research results aimed at the definition of a communication strategy to promote the dissemination of information and knowledge generated by Embrapa on technological solutions, especially softwares and information systems, necessary for the adaptation of the rural landscape to the Brazilian Forest Code. After a process of identification and qualification of software products and information systems, whose contents cover the environmental and forest issues, and given the lack of Embrapa of audiovisual materials and mobile applications on such technologies, it was decided to produce sixteen micro videos and by developing a mobile application. With this communication strategy, Embrapa expands the means of free access to the knowledge generated by the research, using digital resources made available through mobile devices, accessible through the Internet. These resources favor the approach of Embrapa with society, contributing to the popularization of scientific knowledge.

KEYWORDS: scientific dissemination; technology transfer; digital content; georeferenced information systems; mobile application.


Palavras-chave


divulgação científica; transferência de tecnologia; conteúdos digitais; sistemas de informação georreferenciados; aplicação móvel

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.192-212

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