Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental / Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School

Fernando da Costa Barbosa, Crhistiane da Fonseca Souza, Arlindo José de Souza Junior, Deive Barbosa Alves

Resumo


RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo.

PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental.

 

ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character.

KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.


Palavras-chave


robótica; estado da arte; ensino fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.331-352

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ISSN 1983-3652 (eletrônica)

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