A evolução da universidade no contexto do Ensino a Distância e das TICs / University developments in the context of Distance Education and ICT

Nathan Peixoto Oliveira, Jader Lúis da Silveira, Rômulo Henrique Gomes de Jesus, Thales Volpe Rodrigues

Resumo


RESUMO: a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxe para o contexto educacional novos recursos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo analisar o impacto das TICs aplicadas no Ensino a Distância (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado Arcos. Para esse fim, buscou-se, por meio de um estudo descritivo, verificar o uso das TICs no ambiente do EaD, apontando como elas podem contribuir para a formação dos estudantes. Como principal resultado, foi verificado que a aplicação das TICs favorece o propósito da educação a distância como massificação do aprendizado, aumento do acesso e direito constitucional à educação pública de qualidade e inclusão social.

PALAVRAS-CHAVE: ambiente virtual de aprendizagem; ensino a distância; ensino superior; sala de aula virtual; Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

ABSTRACT: the evolution of information and communication technologies (ICT) brought new resources to the educational context to contribute to the teaching-learning process. Thus, this work aims to analyze the impact of ICTs applied in distance education at the Federal Institute of Minas Gerais – Campus Advanced Arcos. To this end, it was sought through a descriptive study to verify the use of ICT in the EaD environment, pointing out how they can contribute to the training of students. As a main result, it was verified that the application of ICT favor the purpose of distance education as massification of learning, increased access and constitutional right to quality public education and social inclusion.

KEYWORDS: virtual learning environment; open and distance learning; university education; virtual classroom; Information and Communication Technologies.



Palavras-chave


ambiente virtual de aprendizagem; ensino a distância; ensino superior; sala de aula virtual; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. In: 6 Congreso Iberoamericano, 4 Simposio Internacional de Informática Educativa, 7 Taller Internacional de Software Educativo [Archivo de ordenador]: IE-2002: Vigo, 20, 21, 22 de Noviembre de 2002. Servizo de Publicacións, 2002. p. 102.

ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, 2010.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, p. 83-94, 2011.

BARBOSA, C. M. A. M. A aprendizagem mediada por TICs: interação mediada por TICs e cognição em perspectiva. Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. RBAAD Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 11, p. 84-100, 2012.

BORBA, M. C.; ASKAR, P.; ENGELBRECHT, J.; GADANIDIS, G.; LLINARES, S.; AGUILAR, M. S. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathemaTICss education. ZDM, v. 48, n. 5, p. 589-610, 2016.

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

CASTRO, C. M. Os dinossauros e as gazelas do ensino superior. In: MEYER JR, V. (Org.). Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária – um diálogo Brasil e EUA. Florianópolis: Insular, 2000. p. 23-38.

CIDRAL, W. A.; OLIVEIRA, T.; DI FELICE, M.; APARICIO, M. E-learning success determinants: Brazilian empirical study. Computers & Education, v. 122, p. 273-290, 2018.

FARIAS, S. C. Os benefícios das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de educação a distância (EAD). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 3, p. 15-29, 2013.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – ForGRAD. Educação a Distância (EAD) na graduação: as políticas e as práticas. Curitiba, 2002.

GOMES, S. G. S. Tópicos em EAD. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

GOMES, S. G. S. Tópicos em educação a distância. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Institucional. Centro de Educação Aberta e a Distância. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ceadop3/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - 2014 a 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Resolução IFMG 019 de 09 de julho de 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/resolucao0192014anexopdi20142018_versaofinal_revisado_02_07_2014.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica ou Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2019. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/documentos-do-site/ppc_ebp_03-12.pdf. Acesso em: 02 dez. 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – IFMG. Resultados do curso a distância "Estratégias de Ensino e Aprendizagem". Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2018. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/arcos/noTICsias/primeiros-resultados-do-curso-a-distancia-estrategias-de-ensino-e-aprendizagem. Acesso em: 02 dez, 2019.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento da era da informática. 34. ed. 1998.

LOBO NETO, F. Educação a Distância sem distanciamento da educação. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 123/124, p. 13-16, mar/jun., 1995.

MARTÍNEZ, D. É. G.; BIZELLI, J. L.; INFORSATO, E. C. Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1421-1440, 2017.

MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, Portal Educação, 2011.

MENDONÇA, J. R. C.; PAIVA, K. C. M.; PADILHA, M.; BARBOSA, M. A. C.; MARTINS, M. A. B. Competências Eletrônicas de Professores para Educação à distância no Ensino Superior no Brasil: discussão e proposição de modelo de análise. In: II Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa. Macau, China: Por um Ensino Superior de Qualidade nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. 2012. p. 1-15.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. TICs na EaD brasileira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/busca?_3_keywords=%20TICs+na+Universidade+Brasileira+a+Dist%C3%A2ncia&_3_formDate=1441824476958&p_p_id=3&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=colun-p_p_col_count=1&_3_struts_action=. Acesso em: 28 nov. 2019.

MORENO, V.; CAVAZOTTE, F.; ALVES, I. Explaining university students’ effective use of e‐learning platforms. British Journal of Educational Technology, v. 48, n. 4, p. 995-1009, 2017.

PEREIRA, C. A.; WEN, C. L.; TAVARES, H. Alcohol abuse management in primary care: an e-learning course. Telemedicine and e-Health, v. 21, n. 3, p. 200-206, 2015.

PEREIRA, F. A. M.; RAMOS, A. S. M.; GOUVÊA, M. A.; DA COSTA, M. F. Satisfaction and continuous use intention of e-learning service in Brazilian public organizations. Computers in Human Behavior, v. 46, p. 139-148, 2015.

PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: Secretaria de educação a distância (SEAD/UFSC), 2006.

RODRIGUES, M. W.; ISOTANI, S.; ZÁRATE, L. E. Educational Data Mining: A review of evaluation process in the e-learning. Telematics and InformaTICss, v. 35, n. 6, p. 1701-1717, 2018.

SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em aberto, v. 16, n. 70, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.13.2.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
SCImago Journal & Country Rank