Editorial

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


É com orgulho que a Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia publica o volume 2, número 2 de 2009. Muitos percalços foram vencidos para viabilizar esta publicação, a qual traz cinco artigos inéditos.
Na seção de Documentação em Software Livre, Joana Ziller traz "BLOGS SOBRE SOFTWARE LIVRE: O QUE SE PUBLICA?", um trabalho sobre a utilização de blogs na divulgação, discussão e documentação de software livre, fazendo uma interessante análise do conteúdo veiculado nos blogs dedicados ao assunto.

A seção Semiótica e Tecnologia traz dois artigos. O "SEMIOTIZANDO DADOS FONÉTICO-ACÚSTICOS: O SENTIDO DA EXPRESSÃO DA FALA NO JORNAL NACIONAL", de autoria de Conrado Moreira Mendes, faz uma análise semiótica e fonética de notícias online publicadas em formato de vídeo na página do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Já o artigo de Woodson Fiorini de Carvalho, "AS REDES DE RELACIONAMENTO E OS SITES DE NAMORO E AMIZADE", analisa as redes sociais em sites de amizade e de namoro, enquanto herdeiras de uma internet interativa, sob uma perspectiva da semiótica greimasiana.

A última seção dedica-se ao tema Linguística e Tecnologia. Nesse escopo, Daniervelin Renata Pereira traz uma discussão sobre conceitos na pesquisa acadêmica, tendo como pano de fundo sua aplicação a uma pesquisa sobre a prática pedagógica em ambiente digital, no artigo intitulado "PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AMBIENTE DIGITAL: A METODOLOGIA EM FOCO". Adelma Araújo e Ana Matte assinamos "ALIMENTAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DO SEMIOFON, VIA CORPUS NILC/SÃO CARLOS, COM PALAVRAS CUJAS VOGAIS MÉDIAS SE ENCONTRAM EM POSIÇÃO TÔNICA NAS PALAVRAS", uma pesquisa sobre coleta de dados em ambiente web para pesquisas da área de fonética acústica e fonologia.

Este número marca a mudança de endereço da revista, sendo o primeiro número lançado diretamente pelo Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG. A partirdeste número, todos os volumes passam a figurar neste novo endereço, tendo sido desviado o http://www.textolivre.net para outras atividades do grupo.
Agradeço o apoio tenaz das equipes que trabalharam para o lançamento deste número da revista, com a dedicação e a seriedade sem as quais a revista não poderia ter voltado à ativa.
Uma ótima leitura para todos.
Ana Cristina Fricke Matte
Editora Responsável pela Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Palavras-chave


Semiótica; Software; Domentação em Software; Software Livre; Fonética; Fonologia; Redes Sociais



DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.2.2.1-1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.