Editorial

Ana Cristina Fricke Matte

Resumo


A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia traz como número de outono de 2010 (vol.3, n.o 1) cinco artigo artigos inéditos com temas bastante atuais.

Na sessão Educação e Tecnologia, a EAD é o tema principal. O artigo "A LINGUAGEM SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS MATERIAIS IMPRESSOS DA EAD/UNITINS",de Eli Pereira da Silva, Kyldes Batista Vicente e Maria Lourdes Fernandez Gonzalez Aires, trata de uma questão pouco abordada quando se fala em EAD: o material impresso utilizado em cursos a distância. Mais especificamente, o artigo procura discutir a construção do conhecimento público a partir desse material. Na mesma seção, um trabalho versando sobre a modalidade online do ensino a distância: a questão da usabilidade é focalizada na comparação de dois softwares, um livre e outro proprietário, dedicados à construção de ambientes de aprendizagem. É nesse viés que Cleber Marques de Oliveira levanta diversos problemas e aponta soluções, em seu artigo "USABILIDADE DE DESIGN E PEDAGÓGICA A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO EM EAD: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM".

A sessão Produção Textual e Tecnologia traz o artigo "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA TEXTUAL PARA A ANÁLISE DA COERÊNCIA EM HIPERTEXTOS", no qual Gislaine Magnabosco performa uma análise retrospectiva de diferentes linhas teóricas de estudos do texto, com foco na Linguística Textual como contribuição para a compreensão da coerência no hipertexto.

Isabel Coimbra e Caroline Konzen Castro assinam o artigo "A EMOÇÃO NA DANÇA-TEATRO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE OS PLANOS DO CONTEÚDO E DA EXPRESSÃO", publicado na sessão Análise semiótica da comunicação, no qual as autoras analisam a dança-teatro como resultado da exploração das possibilidades semissimbólicas da relação entre os planos da expressão e do conteúdo.

Finalmente, é na sessão Linguística e Tecnologia que Helen de Oliveira Faria apresenta "AS PRÁTICAS DE CALL NO MEIO VIRTUAL DO SÉCULO XXI", cujo foco é o ensino de línguas estrangeiras na Internet e a evolução de suas práticas.

Agradeço à Comissão Editorial, aos autores e às Equipes de Formatação e Revisão pelo esforço, sem o qual teria sido impossível este lançamento!

Desejo a todos uma ótima leitura!

Ana Cristina Fricke Matte

Editora da REvista Texto Livre


Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Educação; Semiótica; Sistemas de Informação



DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.1-1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.