A importância dos afetos familiares e escolares na formação do leitor
Resumo
Resumo: Este artigo procura discutir alguns aspectos de uma pesquisa mais ampla, intitulada “De leitores a escritores”. São apresentadas e analisadas algumas situações de letramentos (apropriações e usos da escrita e da leitura) de leitores que vieram a se tornar escritores. Embasam teoricamente essa pesquisa conceitos dos estudos sobre os letramentos, que têm sido proficuamente desenvolvidos no Brasil, a sociologia da educação e das práticas culturais (principalmente através do pensamento de Pierre Bourdieu) e conceitos oriundos da teoria da literatura.
Abstract: This text aims at discussing some aspects of a larger research entitled “From readers to writers”. An analysis of some practices of literacies of readers who became writers will be conducted. The research is theoretically framed by studies of literacies that are being adopted and developed in Brazil, but also by concepts from sociology of education and of cultural practices (mainly through Pierre Bourdieu works) as well as literary theory.
Keywords: literacy; literary memories; readers.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) A aventura (auto)biográfica. Teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
AGUIAR, Flávio et al. Gêneros de fronteira. Cruzamentos entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1997.
ANJOS, Cyro dos. Explorações no tempo (Memórias). Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CABRAL DA SILVA, Márcia. Infância, de Graciliano Ramos: uma história da formação do leitor no Brasil. 2004. Tese (Doutorado) - IEL/UNICAMP, Campinas, 2004.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. E o leitor se tornou um escritor: relações entre letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. Revista do Centro de Estudos Portugueses. Belo Horizonte: FALE/UFMG, n. 33, jan-dez. 2004a. ISSN 1676-515X.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Formação do leitor literário em livros de memórias. In: ENCONTRO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 4, 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário: de leitores a escritores. Revista Estudos. Belo Horizonte: UNI-BH, v. 2, n. 2, set. 2004b. ISSN 1678-2453.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Relações entre o letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DE NARRATOLOGIA, III, 2004, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Centro de Estudos de Narratología, 2004c.
CORRÊA, Hércules Toledo; RIBEIRO, Georgia Roberta de Oliveira. Relações entre o letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. In: PAIVA, Aparecida et al. (Org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
DE SINGLY, François. L’appropriation de l’héritage culturel. Lien social et politiques, n. 35, p. 153-154, printemps 1996.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LEJEUNE, Phillippe. Le pacte autobiographique. Paris: Éditions du Seuil, [s/d]. (Copyright de 1975)
MOREIRA, Vivaldi. O menino da mata e seu cão Piloto. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1981.
NABUCO, Carolina. Oito décadas. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
OLIVEIRA, Maria Helena Palma de. Lembranças do passado: a infância e a adolescência na vida de escritores brasileiros. São Paulo: Universidade São Franscisco, 2001.
PESSANHA, José Américo Motta. História e ficção: o sono e a vigília. In: RIEDEL, Dirce Côrtes (Org.) Narrativa: ficção & história. Imago, 1988.
RAMOS, Graciliano. Infância. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
REGO, José Lins do. Menino de engenho. 48. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
REGO, José Lins do. Meus verdes anos. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
RIEDEL, Dirce Côrtes (Org.) Narrativa: ficção & história. Imago, 1988.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.31-42
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.