A recepção do texto literário por parte dos analfabetos e alfabetizados funcionais

Camila Madureira Victral

Resumo


Resumo: Pesquisa realizada no âmbito do Projeto Alfamídia - alfabetização e letramento digital, vinculado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto que ministrou oficinas em comunidades da Grande Belo Horizonte. As atividades da oficina mostraram que muitos analfabetos e alfabetizados funcionais tiveram o seu aprendizado comprometido mais por problemas sociais que cognitivos. Com apoio de bibliografia específica, discute-se o caráter social do alfabetismo e a aquisição de habilidades de leitura a partir de abordagens contemporâneas de letramento.

Abstract: Research done in the scope of Alfamídia project - literacy and digital reading development, related to the Teaching, Research and Extension Program A tela e o texto (The screen and the text), which gave workshops in
communities of Great Belo Horizonte. The workshop activities have shown that many illiterates and functional literates had their learning process jeopardized duo to social problems rather than cognitive. With the support of specific bibliography the social aspect of the reading development, literacy and the acquisition of reading abilities is discussed based of the
contemporary approaches of the reading development.

Keywords: literacy and reading development; social and cognitive problems.


Palavras-chave


alfabetização e letramento; problemas sociais e cognitivos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.3.5.28-38

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Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

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