ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD

Camila de Souza Santos

Resumo


Este trabalho constitui uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista que
analisa, na perspectiva da gameficação, a experiência de ensino/aprendizagem de
espanhol adicional para negócios modalidade EAD. A análise tem o objetivo de destacar a gameficação no escalonamento que a plataforma do ambiente virtual de
aprendizagem AVA Google Class Room (no perfil do professor) a partir do status de realização das tarefas e também sobre a visão que aprendiz lança sobre si neste jogo de aprendizagem. A metodologia de análise considera comentários sobre a entrega de tarefas no Google Class Room, destacando a performance de cada aprendiz em rede e a percepção que os alunos realizam sobre si como jogadores nesta experiência. As conclusões que sustentam esta pesquisa indicam que a interpretação sobre os papéis dos aprendizes considera a avaliação como jogador para além do cumprimento das tarefas, mas também em sua atuação colaborativa ao longo das conferências em vídeo nas aulas e na retenção de conhecimentos que as interações por vídeo com a professora os confere.

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Palavras-chave


Gameficação; Língua Adicional; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Aprendizagem Colaborativa

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ISSN 2317-0220