A Avaliação para as Aprendizagens no Ciclo de Alfabetização

Paulo Alves Araújo

Resumo


O presente trabalho busca apresentar a importância da avaliação formativa, para as aprendizagens, no contexto da educação escolar e especificamente durante o processo de alfabetização. Inicialmente são apresentadas algumas considerações acerca do ato de avaliar e como este veio se apresentando no desenvolvimento da história da educação no Brasil. Em seguida, são apresentadas algumas pontuações sobre o conceito de avaliar numa perspectiva formativa à luz de referenciais teóricos já existentes sobre o tema, a exemplo de Libâneo (1994), Luckesi (2002), Hoffman (2000), Lima (2012) e considerações sobre as práticas avaliativas no processo de alfabetização e suas contribuições para ação docente.

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=845


Palavras-chave


Avaliação Formativa; Aprendizagens; Ação Docente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Paulo Alves Araújo

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220