O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM PERCURSO TEÓRICO

Carina de Almeida Coelho, Gustavo Rocha

Resumo


Os gêneros do discurso são amplamente discutidos no cenário linguístico atual, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que trouxeram a necessidade de partir de um texto sobre um tema específico para estudar os aspectos linguísticos na Língua Portuguesa (LP). O artigo traz um percurso teórico do conceito de gêneros textuais e sequência didática, buscando discutir a importância do estudo do primeiro através do segundo como procedimento de ensino, alicerçados aos pressupostos de Bakhtin (2003); BNCC (2017); Marcuschi (2010); BRASIL (1998); Rojo (2013); Schnewlly, Dolz e Noverraz (2004).

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=840


Palavras-chave


Gêneros textuais; sequência didática; ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Carina de Almeida Coelho, Gustavo Rocha

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220