LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA: AS IMAGENS COMO FONTE HISTÓRICA

Matheus Lopes, Cleyton Costa

Resumo


A presente pesquisa investiga os livros didático no âmbito dos recursos imagéticos dentro da temática Imperialista. Tal material agrega textos e imagens que servem como construção de saberes históricos e fontes de pesquisas. A metodologia consistiu em análise do imagético presente nos livros didáticos de História do 8° e 9° ano. Nos resultados esperados, pôde-se perceber um emaranhado de significações não explicitados no material. Através das imagens foi possível concluir uma exaltação europeia e o tratamento da raça negra como inferior.

Link: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=843


Palavras-chave


Ensino de História; Livro didático; Imagens; Imperialismo;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Matheus Lopes, Cleyton Costa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220