CAMINHOS PARA PENSAR A DECOLONIALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO APLICATIVO INSTAGRAM

Fernanda Abreu Gualhano, Fábio Citrole Conegundes, Thais Fernandes Sampaio

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca de processos coloniais e decoloniais correlacionando-os com o processo de ensino. Em seguida, relataremos uma experiência de um studygram com conteúdos de Redação e Língua Portuguesa. Mobilizaremos, sobretudo, os conceitos de hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004), colonialidade e decolonialidade (MIGNOLO, 2009). Este estudo tem com base metodológica a etnografia digital (FRAGOSO et. al, 2011), uma vez que analisamos um aplicativo. Em suma, nota-se que o Instagram apresenta possibilidades decoloniais ao se pensar em estruturas de sala de aula e práticas formativas.


Palavras-chave


Hipermodernidade, Globalização, Decolonialidade, Língua Portuguesa, Studygram.

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ISSN 2317-0220