CAMINHOS PARA PENSAR A DECOLONIALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO APLICATIVO INSTAGRAM
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca de processos coloniais e decoloniais correlacionando-os com o processo de ensino. Em seguida, relataremos uma experiência de um studygram com conteúdos de Redação e Língua Portuguesa. Mobilizaremos, sobretudo, os conceitos de hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004), colonialidade e decolonialidade (MIGNOLO, 2009). Este estudo tem com base metodológica a etnografia digital (FRAGOSO et. al, 2011), uma vez que analisamos um aplicativo. Em suma, nota-se que o Instagram apresenta possibilidades decoloniais ao se pensar em estruturas de sala de aula e práticas formativas.
Palavras-chave
Hipermodernidade, Globalização, Decolonialidade, Língua Portuguesa, Studygram.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Fernanda Abreu Gualhano
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN 2317-0220