INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROJETO NÓS PROPOMOS!
Resumo
Uma escola da pública da rede municipal de Rio Acima-MG desenvolveu o Projeto
Nós Propomos UFMG, tendo a iniciação científica e a extensão como caminhos formativos. O
relato apresenta a diversidade de atividades didáticas desenvolvidas ao longo de quase 3
anos consecutivos de projeto, dentre elas: pesquisa de campo, documental, análise
geoespacial, interpretação e produção de texto. A principal questão trabalhada foi escolhida
pelos alunos e se refere à realidade vivenciada na cidade: a insegurança de barragens de
rejeitos de mineração.
Nós Propomos UFMG, tendo a iniciação científica e a extensão como caminhos formativos. O
relato apresenta a diversidade de atividades didáticas desenvolvidas ao longo de quase 3
anos consecutivos de projeto, dentre elas: pesquisa de campo, documental, análise
geoespacial, interpretação e produção de texto. A principal questão trabalhada foi escolhida
pelos alunos e se refere à realidade vivenciada na cidade: a insegurança de barragens de
rejeitos de mineração.
Palavras-chave
Iniciação científica, educação problematizadora, insegurança de barragens.
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Direitos autorais 2020 Daniela Campolina Vieira
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ISSN 2317-0220