Um estudo semiótico num suposto caso de bullying envolvendo aluna surda

Maria do Carmo Ferreira dos Santos, Letícia Capelão

Resumo


O artigo apresenta um estudo semiótico da veridicção e isotopia, na visão da semiótica francesa, num suposto caso de bullying retratado em um vídeo “Jovem surda é vítima de bullying de colegas e professora em escola no Rio”. A análise do vídeo, na perspectiva da semiótica, mostra como a estratégia da veridicção pode levar o enunciatário a se deixar influenciar pelo enunciador. Ao identificarmos as isotopias utilizadas pelo enunciador, foi possível compreender como elas definem um percurso programático para a construção do efeito de sentido de verdade, interno ao texto, uma espécie de debreagem veridictória que cria o efeito deplausível, recurso muito utilizado quando se busca a adesão de um auditório que se alimenta de sensacionalismos. http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=2705

Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet; bullying

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ISSN 2317-0220