A utilização do software livre "Moodle" como ferramenta auxiliar de aprendizagem nas aulas presenciais das séries finais do ensino fundamental
Resumo
A proposta deste trabalho é relatar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, ainda em andamento, em que o software livre “Moodle” é utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem num curso presencial de Língua Portuguesa, nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Uns dos objetivos deste projeto é, além de investigar o potencial dessa ferramenta no Ensino Fundamental, efetivar e verificar a evolução dos alunos no que se refere à produção escrita — já que, uma vez letrada, a pessoa é capaz de passar “ […] do oral para o escrito ou do escrito para o oral com naturalidade.” (MARCUSCHI, 2010) — e à autonomia nos estudos, considerando-se que o aluno, de acordo com Freire (2002), é detentor de seu próprio conhecimento, sendo capaz de, autonomamente, construi-lo. O professor, nesse cenário, é mediador do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo aos estudantes, meios para que estes consigam alcançar o pleno aprendizado.
Palavras-chave: Software livre. Moodle. TICs.
http://textolivre.pro.br/blog/?p=4423
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
ISSN 2317-0220