Zona de desenvolvimento "distancial" por meio de tutoriais: caminhos para a autonomia na educação a distância
Resumo
Atualmente cursos à distância e semi-presenciais têm sido criados a fim de possibilitar a flexibilização de horários para capacitação/estudo. Entretanto, a exigência da autonomia para o acompanhamento de cursos não-presenciais, bem como semi-presenciais, é grande e nem sempre o aluno que opta por esta modalidade de curso está consciente disso. Sendo assim, este trabalho visa refletir, por meio de entrevista semiestruturada, a experiência de alunos de três cursos à distância, sendo o primeiro uma Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês, o segundo uma Pós-Graduação em nível de Especialização no Ensino de Línguas e o terceiro uma Pós Graduação em nível de Especialização em Literatura em Língua Inglesa. Ademais, objetivamos também refletir de que maneira a utilização de tutoriais e vídeo tutoriais podem ter facilitado a autonomia destes alunos. Como suporte, lançaremos mão das teorias de motivação e autonomia na aprendizagem, além da zona de desenvolvimento proximal.
http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=6324
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN 2317-0220