Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis / Learning How to Read, Learning How to Fall: Literacy and Transgression in Henry James’s “The Pupil” and Machado de Assis’s “Missa do Galo”

Amândio Reis

Resumo


Resumo: Numa fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.

Palavras-chave: aprendizagem; Henry James; leitura; Machado de Assis; moral.

Abstract: At a stage when the literary careers of Henry James and Machado de Assis were consolidating in terms of public appraisal, they published two short narratives: “The pupil” (1891) and “Missa do galo” (1894), that focused on the relationship between a young man and an older character, a tutelary figure of physical and intellectual attraction. By tackling questions of narration and interpretation, this comparative reading aims to identify the major plot lines drawn around that relationship and realize in which ways it harks back to both authors’ critical reflection on the notion of learning, on the effects of reading, and on the relevance of morality and social standards. It also focuses on how that relationship connects to the literary treatment given to these different aspects in their relational sphere. To this end, the role of death and past in literary creation, as well as of memory and retrospect, is given particular attention, enabling us to understand how the formulation of evil is deeply connected for these characters to the corruption of the family unit.

Keywords: Henry James; learning; Machado de Assis; morality; reading.


Palavras-chave


Henry James; learning; Machado de Assis; morality; reading; aprendizagem; Henry James; leitura; Machado de Assis; moral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270

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